Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Áudio mostra trama contra Confúcio - Por Luciana Oliveria


Gente de Opinião

Não bastasse os vários escândalos que se sucederam na Assembleia Legislativa de Rondônia na última década, um áudio gravado clandestinamente revela o planejamento de um golpe inspirado no que derrubou a presidenta eleita, Dilma Rousseff.

O diálogo entre os deputados Jesuíno Boabaid (PMN) e Maurão de Carvalho (MDB), presidente da Assembleia Legislativa, chocou a sociedade pela forma ardilosa como planejam utilizar um impeachment para chantagear o governador Confúcio Moura.

O atual governo é formado com MDB e PSB e há cerca de um mês estava tudo certo para que Confúcio se afastasse do cargo para concorrer ao Senado e o vice, Daniel Pereira (PSB) à reeleição.

A perspectiva colocou interesses de ambas a siglas em choque e a saída sugerida pelo deputado Jesuíno ao deputado Maurão foi denunciar suposto ato de corrupção na construção de uma ponte para provocar o impeachment.

Gente de Opinião

“Não fale pra ninguém. Eu faço o pedido de impeachment, mas pense num pedido igual fizeram o da Dilma…contas reprovadas, só falar daquela condenação de tomada de contas, da ponte, aí vem considerando, considerando, aí pede, chega! Maurão, ele (Confúcio) vai se tremer”, diz Jesuíno.

Leia, a seguir, a transcrição da gravação clandestina feita supostamente pelo Governo do Estado:

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

A imprensa local acusa setores do governo pelo grampo e aos deputados, restou condenar a prática ilícita para desviar a atenção do teor do diálogo mais que indecoroso.

O áudio foi revelado por meio do WhatsApp e o governador que mantém um blog, se restringiu até o momento a publicar um verso de Guimarães Rosa em seu perfil no Facebook.

Gente de Opinião

Daniel Pereira (PSB) ia assumir o comando do Estado a partir de 5 de abril, conforme anunciado pelo próprio Confúcio e já tinha feito mudanças no Departamento de Estradas, Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos – DER e na Polícia Militar.

No último dia 2, a justiça bloqueou R$ 18, 5 milhões das contas de agentes do DER e empresários, por suspeitas de “ato de improbidade, na construção de uma ponte sobre o rio Machado; visando o ressarcimento de 18 milhões e 500 mil reais.”

O governador desfez as alterações feitas pelo vice nas pastas e a imprensa noticiou o fato como um rompimento entre os dois, o que atiçou a sanha dos adversários para tirar vantagem política.

Segundo o áudio, o golpe parlamentar seria utilizado como forma de chantagear o governador para permanecer no cargo e com isso enfraquecer o vice na corrida pelo comando do estado.

O jornal eletrônico Tudorondonia divulgou o áudio:

Nas redes sociais, a sociedade cobra explicações dos envolvidos no escândalo e a investigação do grampo clandestino e da conduta dos parlamentares pelo diálogo que sugere, inclusive omissão à denúncia que teriam conhecimento de suposto crime de responsabilidade.

O pré-candidato ao governo pela Rede Sustentabilidade, Vinícius Miguel, postou nas redes sociais:

“Reflexões sobre as estranhas transações

Gravação de origem ainda desconhecida expôs uma estranha transação visando a derrubada de Confúcio Moura (MDB). O plano envolveria ao menos 3 parlamentares, incluindo o próprio Presidente do Parlamento, Maurão de Carvalho, do mesmo partido que o Governador.

Não faço aqui uma defesa de Confúcio, não caberia a mim fazê-la. Mas negociatas do tipo, fabricando “crimes de responsabilidade” com o intento de obter o poder político são imorais e espúrias.

Se existiu crime de responsabilidade e os ditos parlamentares não apuraram, cometeram, em tese, infração ética punível com a perda do mandato e ato possivelmente de improbidade administrativa. Se não existiu o crime de responsabilidade mencionado na gravação e mesmo assim ocorreu a maquinação imoral e conspiratória, igualmente os parlamentares incorreram em quebra de decoro parlamentar, usando os mandatos e regimentos para fins pessoais e ilícitos.

O Parlamento precisa urgentemente apurar essa gravíssima falha de conduta amplamente divulgada na imprensa!”

Confira também: http://rondoniadinamica.com/arquivo/nota-de-esclarecimento-deputado-herminio-fala-sobre-citacao-de-seu-nome-em-audio-clandestino,20999.shtml
E ainda: http://rondoniadinamica.com/arquivo/maurao-de-carvalho-refuta-grampo-clandestino-e-condena-uso-de-tramoia-para-tentar-denegrir-sua-imagem,20993.shtml

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Em março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Rondônia e aos outros estados convidando o público a debater o país além da tela. Toda gr

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Veja o vídeo: Veja também:BAINHA, O MESTRE DO CARNAVAL E DO SAMBA

O DIA NA HISTÓRIA  de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – A Câmara de Santo Antônio inicia o ano legislativo nomeando uma comissão especial para analisar a prestação de contas da superintendênc

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Com o cumprimento de todas as exigências com taxas e medidas de segurança, foi emitida pela Secretaria Municipal de Fazenda a licença definitiva par

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)