Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Articulador do golpe, FHC adere às diretas já


Gente de Opinião

247 – Um dos principais articuladores da conspiração que afastou a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso já se distancia de Michel Temer – a quem chama de "pinguela" – e também descarta assumir a presidência da República, por meio de eleições indiretas.

"Prefiro acreditar que isso não vá acontecer. Faço todo esforço para que não haja a queda de Temer. Mas se a pinguela cair, o Congresso terá de convocar eleições diretas. Porque é difícil governar nessa situação de escolha indireta pelo Congresso", disse FHC, em entrevista ao jornalista Mario Sergio Conti.

FHC já havia chamado o governo Temer de pinguela em setembro, em uma entrevista ao jornalista Josias de Souza. Relembre, Clique AQUI.

Pelo plano traçado por FHC e Aécio Neves, em aliança com o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), hoje preso em Curitiba, Dilma seria derrubada, Temer faria reformas impopulares com o aval do PSDB, como a trabalhista e a previdenciária, e não seria candidato em 2018, abrindo espaço para a eleição de um tucano em 2018.

O problema é que tudo deu errado. O golpe quebrou o Brasil, com queda de 5% do PIB em 2015 (ano em que o PSDB patrocinou 'o quanto pior, melhor') e de 3,5% em 2016 (ano da primeira gestão desastrosa de Temer) e 2017 também está perdido. FHC sabe, portanto, que se vier a assumir a presidência no próximo ano arruinará de vez a sua imagem, uma vez que não há saída fácil para a economia brasileira.

Ou seja: depois de contribuir ativamente para a destruição da democracia e da economia brasileira, FHC pula fora do barco, abandona a "pinguela" e espera que alguém conserte o estrago que fez.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)