Sábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE do Singeperon decide suspender a greve por 30 dias


ALE do Singeperon decide suspender a greve por 30 dias - Gente de Opinião
 

Em assembleia realizada na tarde deste sábado (18/06), na sede do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia (Singeperon), os filiados decidiram suspender por 30 dias o movimento grevista iniciado no último dia 16 em todo o estado.

 

A proposta feita pelo Governo de Rondônia em reunião realizada na sexta-feira (17/06), na Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), era de 90 dias para que se fizesse todo o trâmite do Plano de Carreiras, Cargos e Remunerações (PCCR).

 

Gente de OpiniãoO presidente do Singeperon, Anderson Pereira, iniciou a assembleia ponderando sobre todos os atos tomados pela Comissão de Negociação de Greve do sindicato. “Mesmo com a insatisfação geral, tivemos que agir com responsabilidade ao suspender o movimento até a assembleia de hoje para que não se perdesse a legitimidade no processo de negociação iniciada”, explicou.

 

Em seguida, Anderson enfatizou que a decisão a ser tomada pelos servidores seria acatada pelo sindicato. “Eu estou com vocês, o que decidirem vamos estar juntos”, disse.

 

Membros da Comissão de Negociação de Greve se manifestaram destacando os pontos positivos e negativos na primeira rodada de negociações. De acordo com a agente Daihane Gomes, o PCCR contemplou com aumento salarial de mais de 70% para outras categorias, enquanto os agentes e socioeducadores não tiveram nada. “Eu acho que o problema do Estado com a gente já é pessoal”, declarou.

 

Também membro da Comissão, o socioeducador Isaac Bonfim, ressaltou os avanços no diálogo com o Governo. “A Casa Civil reconheceu que 60% do PCCR tem que ser revisto e mostrou preocupação com os pontos questionados pela categoria”, revelou. O servidor também elogiou a atuação dos advogados do sindicato durante a discussão calorosa e pediu prudência à categoria para recuar e aguardar o processo de negociação.

 

Vários filiados também se manifestaram, alguns criticando a possibilidade de suspender por 90 dias o movimento paredista e outros ponderando para a suspensão e declarando voto de confiança na condução das negociações pelo sindicato.

Ao falar das consequência jurídicas envolvendo a greve, o advogado Gabriel Tomasete enfatizou a decisão liminar que manda os servidores suspenderem o movimento sob pena de multa de até um milhão de reais, bem como da possibilidade de sanções administrativas, tais como falta, bloqueio de salários e até demissões, em um cenário de ilegalidade de greve.

 

Após a decisão da assembleia, Anderson Pereira elogiou a postura dos servidores. “A categoria agiu com sensatez, pois todos sabem que a greve é danosa para todos os envolvidos. 30 dias é um prazo mais que razoável para que este Plano seja concretamente entregue já com todos os estudos e análises de ordem técnica, jurídica e financeira dos órgãos estaduais. Se não for cumprido, a greve voltará com toda força e só será encerrada com o Plano aprovado”, acentuou.

 

Na próxima quarta-feira (22/06), haverá uma nova rodada de negociações entre a categoria e o Estado.

 

Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça Eleitoral reconhece lisura nas candidaturas do Avante em Candeias e rejeita acusação de fraude à cota de gênero

Justiça Eleitoral reconhece lisura nas candidaturas do Avante em Candeias e rejeita acusação de fraude à cota de gênero

Em sentença publicada nesta quarta-feira (31), o Juiz Eleitoral da 21ª Zona de Porto Velho, Dr. Danilo Kanthack Paccini, julgou improcedente a Ação

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Preocupado com as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e com a qualidade do atendimento à população, o deputado estadual Ribeir

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Rolim de Moura ganhará um novo espaço de fé e valorização da cultura cristã. Foi anunciada nesta quinta-feira (31) a construção da Praça da Bíblia,

Presidente da Assembleia Legislativa participa de entrega da premiação do concurso leiteiro em Ariquemes

Presidente da Assembleia Legislativa participa de entrega da premiação do concurso leiteiro em Ariquemes

Durante a programação da Agroari, realizada dentro da 40ª edição da Expoari, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redan

Gente de Opinião Sábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)