Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Aélcio da TV é contra proposta de aumentar impostos


O deputado Aélcio da TV (PP) se posicionou contra a proposta do governo do Estado de aumentar impostos. O parlamentar explicou que o caminho a ser seguido não é esse, porque a inflação está de volta e a população passa por sérias dificuldades. Segundo ele, o Executivo não deve sacrificar ainda mais o contribuinte, e sim enxugar a máquina administrativa para economizar.

A reação do parlamentar é devido ao projeto de lei encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa, prevendo alteração do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de 17% para 18%. Já o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) passaria de 2% para 3%, pela vontade do governo.

O deputado citou que a inadimplência no Detran em relação ao pagamento do IPVA está em torno de 40%, principalmente em relação a motocicletas. Para ele, isso significa que o proprietário de veículos não está conseguido arcar com a atual carga tributária, por isso não é prudente querer cobrar ainda mais.

“Não é momento de aumentar impostos. A maioria das famílias está com dificuldade no orçamento, tendo em vista que o salário mínimo nunca acompanha a inflação”, explicou o deputado.

Aélcio da TV lembrou que o consumidor já sofre com os aumentos no preço da gasolina e na tarifa de energia elétrica. “A solução para o governo não está no bolso do contribuinte. É preciso buscar outras formas de buscar crescimento da economia e também cortar gastos”, adiantou.

O deputado citou que os lojistas estão com mercadorias encalhadas, precisando recorrer a promoções. “Eles vão repassar o aumento ao consumidor. Como sempre, quem mais precisa será penalizado. Se o governo está com problema no cofre, deve gastar menos”, afirmou.

A proposta de aumento de impostos ainda não tem data definida para votação no plenário da Casa de Leis.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Asse

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (30).

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)