Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Acordo assinado entre TCE-RO e CGU-RO foca o controle social e o combate à corrupção


Acordo assinado entre TCE-RO e CGU-RO foca o controle social e o combate à corrupção - Gente de Opinião

O conselheiro presidente Edilson de Sousa e o chefe da CGU-RO, João Mourão, assinaram o termo de cooperação

Com prazo de vigência por tempo indeterminado, foi assinado nesta terça-feira (8) termo de cooperação técnico-operacional entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e a Controladoria-Geral da União – Regional Rondônia (CGU-RO), órgão federal que integra o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC).

Participaram da assinatura do termo, o conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva e o chefe da CGU em Rondônia, João Mourão Mendes. O ato foi realizado no auditório do TCE-RO, dentro da programação do Seminário de Transição de Governo Municipal, evento promovido pela Corte de Contas.

Segundo o acordo de cooperação, as duas instituições se comprometem em conjugar esforços visando, primordialmente, o desenvolvimento de projetos e ações que possam contribuir para a prevenção e o combate à corrupção, para o incremento de ações de ouvidoria e corregedoria públicas, para a promoção da transparência e da ética pública, bem como o fomento do controle social e o aperfeiçoamento e fortalecimento da gestão pública.

O termo estabelece que, ao longo de sua vigência, o Tribunal de Contas e a Controladoria-Geral da União em Rondônia promovam uma série de ações, entre as quais, a troca de informações, documentos, ferramentas tecnológicas, experiências e conhecimentos, objetivando o desenvolvimento institucional e da gestão pública, mediante a implementação de ações conjuntas ou de apoio mútuo e de atividades complementares de interesse comum.

Nesse sentido, contempla, entre outros aspectos, a participação de servidores em cursos ou treinamentos realizados tanto pelo Tribunal quanto pela CGU-RO, além da designação de técnicos para a realização de trabalhos correlatos.

CONTROLE SOCIAL

Outro foco importante do acordo assinado pelos dois órgãos é o controle social, ou seja, o exercício pela população da fiscalização dos gastos públicos. Para tanto, o TCE-RO e a CGU-RO devem, segundo o termo, promover a divulgação de boas práticas na administração pública, utilizando-se de meios comunicacionais institucionais, como portal na internet, mídias sociais, periódicos, rádios, jornais e TVs, entre outros.

Ainda nesse sentido está previsto o apoio mútuo dos órgãos na elaboração e distribuição de materiais didáticos destinados ao público alvo das ações de estímulo ao controle social e ao fortalecimento da gestão pública rondoniense. (Fonte: Ascom / TCE-RO).

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)