Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

A cultura com a cara do Temer


Gente de Opinião

Chega a dar vontade de vomitar ver o jornalismo da globo noticiar que Temer está tendo dificuldades pra cortar cargos e ministérios.

Um cabra que foi vice presidente num mandato e mais meio não sabe onde cortar gastos? Estão na mira da caneta, 10, entre eles, o Ministério da Cultura, que completou 31 anos.

A tal Ponte Para o Futuro que Temer prometeu, já deu sinais de que nos levará ao passado em muitos e preocupantes aspectos.

Leva a Collor que transformou o MinC em 1990 numa mera secretaria. Dois anos depois, já com Itamar a sacanagem foi revertida.

De lá pra cá, o MinC proporcionou mais investimentos, inovação e divulgação das políticas públicas da área cultural. Com Lula, o orçamento saltou em 600% e quem acha isso ruim, não compreende o a cultura com um valioso, porque é vesgo mesmo.

Com os milhares que ascenderam de condição social, novos protagonistas entraram em cena e a eles foi dado apoio nos governos do PT. O Brasil subiu a ladeira com as produções das periferias, com os Pontos de Cultura e com o vale Cultura.

Nem vou me debruçar sobre quem teve acesso por mérito ou não, porque na essência, a iniciativa de ampliar a fonte é válida e quem usou mal ou o que não devia que responda por isso. A lei Rouanet, uma coisa boa da era Collor, precisa ser aprimorada. Os mecanismos de fiscalização dos recursos distribuídos, idem.

Mas, sem retrocesso.

O Ministério da Cultura nasceu com a redemocratização, por meio de manifestações da classe artística e se consolidou com uma necessidade do estado para fortalecer as políticas voltadas à educação e ao combate às desigualdades.

É inegável que as leis de incentivo de lá pra cá adubaram o terreno fértil da cultura e nele vingaram muito mais produções culturais, antes, tão dramaticamente reprimidas.

A fusão com o Ministério da Educação, caso ocorra, segundo o secretário-executivo do Minc, João Brant, “rebaixa toda a condição de trazer quadros qualificados, diminui o impacto político e a própria função do ministério.”

A cultura no governo Temer deve ter a cara dele, segundo o Financial Times, de “mordomo de casa do terror”.


Fonte: Blog da Luciana

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fashion Revolution será neste fim semana em Porto Velho

Fashion Revolution será neste fim semana em Porto Velho

Considerado o maior movimento ativista de moda no mundo, a semana Fashion Revolution acontece nos próximos dias 27 e 28 de abril em Porto Velho.O even

3ª Edição do Amazônia das Palavras começa dia 30 de abril em Porto Velho

3ª Edição do Amazônia das Palavras começa dia 30 de abril em Porto Velho

O objetivo da expedição literária é o incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação ao longo de 1300 km entre os rios Madeira, Amazonas e Negro

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Uma programação voltada ao incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação foi preparada especialmente para o Amazônia das Palavras – Terceira Ed

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

Em Rondônia o CNPJ da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu há 40 anos, mas a missão profética e solidária nesta porção da Amazônia começou bem ante

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)