Segunda-feira, 9 de março de 2020 - 19h29

Na manhã desta segunda-feira (9), o prefeito Hildon Chaves e a primeira-dama Ieda Chaves homenagearam as mulheres servidoras da prefeitura que trabalham no Prédio do Relógio, extensivo a todas as mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher comemorado no Dia 8 de março. Eles entregaram rosas para cada uma delas.
Na ocasião, o prefeito lembrou sobre a espera das mulheres para ter direito ao voto e aos direitos e igualdade aos homens. E disse que essa demora foi porque os homens da época tinham medo da capacidade feminina de empreender, de criar estratégias, de transformar a sociedade. Com certeza era o medo do homem do poder de transformação das mulheres, mas isso graças a Deus foi superado e a mulher precisa participar cada vez mais e pode ser o que ela quiser. Ele disse que é um entusiasta de todas as políticas de proteção relacionadas as mulheres. “Eu sou casado com uma mulher maravilhosa, muito forte e determinada que tanto amo”, declarou.
A primeira-dama lembrou sobre aos abusos sofrido pelas mulheres, seja físico ou emocional, que infelizmente ainda acontecem e devem ser denunciados. “A mulher vem conseguindo conquistar mais espaço, cada vez mais, mas o que ainda é inadmissível é que acontece hoje em dia com mulheres sendo assassinadas. Devemos nos unir e vamos superar tudo isso e devemos denunciar, seja conosco ou com qualquer mulher que conhecemos. Vamos ajudar umas às outras contra a violência e abuso. Outra coisa importante é sobre assédio no trabalho, seja com você ou com uma amiga, não se cale e aqui na prefeitura as mulheres têm o apoio total e irrestrito meu e do prefeito”.
O secretário adjunto da Secretaria Geral de Governo (SGG) Devanildo Santana, também fez uma homenagem às mulheres. Ele destacou a importância do trabalho feminino no gabinete do prefeito, destacando o trabalho de algumas funcionárias.
O prefeito Hildon Chaves, preocupado com a segurança das mulheres portovelhenses, encaminhou mensagem ao poder legislativo estabelecendo horário diferenciado para o desembarque de mulher usuária do Sistema de Transporte Coletivo do Município de Porto Velho, ficando instituído que após as 22h e antes das 6h, em dias úteis, finais de semana ou feriados, podem optar pelo local mais seguro, iluminado e acessível para desembarcar, quando for solicitado.
Destaca-se que a lei, de iniciativa do vereador Maurício Carvalho que dispunha sobre o mesmo assunto, foi considerada inconstitucional por vício de iniciativa. Contudo, o prefeito reconheceu a louvável preocupação do vereador com as mulheres de Porto Velho.

Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)