Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 - 10h19
O nível das águas do rio Madeira em Porto Velho, deverá atingir hoje, segunda- feira, 21, 15 metros, esta é a medida limite para que o prefeito decrete Situação de Alerta. Este é um ato realizado todos os anos, através da orientação da coordenação municipal de Defesa Civil (CMDC), que acompanha diuturnamente o volume das águas do rio Madeira. Na sexta-feira, 18, a régua milimétrica, que faz a leitura da medida do nível do rio, marcava 14 metros e 31 centímetros. Segundo estas leituras diárias, o nível está subindo em média, cerca de 15 centímetros.
“Está tudo dentro da normalidade, não se trata de enchente, e sim do fenômeno natural do rio Madeira que neste período sobe em um ritmo constante, e não tem comunidades em risco e nem casas alagadas. O prefeito Roberto Sobrinho será comunicado assim que o nível chegar nos 15 metros, que é um número padrão, então ele decretará a Situação de Alerta”, explicou o coordenador da CMDC, Cel. Reinaldo Silva.
Com a Situação de Alerta decretada, entra em vigor o Plano de Contingência Municipal, que aciona automaticamente todas as secretarias municipais para ficarem de prontidão com relação às comunidades do rio Madeira. As secretarias que ficam mais à frente desta ação junto com a CMDC, são as de Assistência Social (Semas); de Saúde (Semusa); de Serviços Básicos (Semusb); de Obras (Semob), de Educação (Semed); de Transportes e Trânsito (Semtran) e o gabinete do prefeito.
Padrão Anual
Todos os anos, de janeiro a março, o rio Madeira alcança os 15 metros. Conforme medições da CMDC, as medidas feitas através do fluviômetro, o nível chegou aos 15 metros em 2007, no mês de março; em 2008, em fevereiro, em 2009 e 2010, em março e agora em 2011, em fevereiro. A próxima etapa da Situação de Alerta é a Situação de Emergência, mas Reinaldo afirma, que “não há este risco em nossa cidade com relação ao rio Madeira. Recebemos uma visita da Defesa Civil Nacional que analisou a região e concluiu que a Situação de Emergência não cabe em nossa realidade”, explicou.
A Situação de Emergência é reconhecida quando há uma grande destruição de residências e patrimônios, como os ocorridos recentemente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Fonte: Fabrícius Bariani / foto: Quintela
Fecomércio-RO convida a população para audiência pública sobre queimadas em Candeias do Jamari
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio de Rondônia será parceiro da Prefeitura e da Câmara Municipal de Candeias do Jamari na realizaç
Com o lançamento da fase de resposta da Operação Verde Rondônia 2025 (OVR) nesta segunda-feira (2), o governador Marcos Rocha reafirma seu compromis
Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025
Rondônia está se aproximando do período de estiagem, o chamado “verão amazônico’’, que se estende de junho a novembro, onde as chuvas são escassas e a
Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão