Quarta-feira, 25 de julho de 2012 - 07h43
A secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) está aguardando a liberação dos recursos que devem ser repassados pelo Departamento Estadual de Trânsito de cerca de R$ 2 milhões. “A administração municipal aguarda o repasse destes recursos desde 2010 e a informação que se tem é que outros municípios do Estado já receberam seus recursos, ficando de fora somente Porto Velho” desabafa a secretária municipal de Trânsito Rosa Maria das Chagas.
Segundo a secretária, com esse valor em caixa, mais a arrecadação própria da Semtran, seria possível sinalizar toda a cidade, até o final deste ano. “Nós já temos os projetos prontos para sinalizar vários pontos da cidade incluindo aí a sinalização horizontal, faixas de pedestres e sinalização de asfalto, bem como a sinalização vertical, como os semáforos e placas” explicou.
Há dois anos a prefeitura de Porto Velho aguarda esses recursos para aplicar na recuperação ou implantação de nova sinalização que vai beneficiar dezenas de bairros, principalmente os locais onde foram criadas novas ruas. A secretaria municipal de Transportes e Trânsito espera que os recursos sejam repassados o mais rápido possível, pois deles dependem o cumprimento de algumas ações mais urgentes da Semtran, como a sinalização escolar que vai beneficiar cerca de 90 escolas, considerando que a sinalização escolar é prioridade sempre. “Além disso, esses recursos vão possibilitar ainda, a sinalização dos pontos de conflito, locais de cruzamentos mais movimentados e que ainda não comportam um semáforo” afirmou Rosa Maria.
Avanços
Desde que o prefeito Roberto Sobrinho assumiu a administração do município, em janeiro de 2005, Porto Velho tinha uma média de 40 semáforos funcionando e uma precária sinalização em cerca de 1.200 quilômetros de ruas em toda a cidade. Hoje com o asfaltamento de inúmeras novas ruas, chegando a dobrar a quantidade de asfalto, de 400 para 800 quilômetros de ruas asfaltadas, a própria demanda exigiu que fossem instalados novos semáforos, chegando ao total hoje de 98 aparelhos sinalizadores modernos.
Estes novos equipamentos de sinalização permitem que o Centro de Comando de Operações da Semtran – CCO, consiga monitorar semáforos com lâmpadas queimadas, apagados por falta de energia ou até mesmo danificados na hora de um acidente envolvendo o poste que sustenta o semáforo, além disso, os modernos semáforos permitem também a alteração de tempo do sinal, de acordo com a demanda em cada região.
Fonte: Nara Vargas
Foto: Arquivo Comdecom
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést
DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro
Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente
Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado
Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão
Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no