Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Gente da Mesma Floresta volta a Porto Velho


Gente da Mesma Floresta volta a Porto Velho  - Gente de Opinião

SHOW

O show ‘Gente da Mesma Floresta’ será reapresentado em Porto Velho nesta sexta-feira, dia 8 de junho, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Os cantores e compositores Célio Cruz (AM), Eliakin Rufino (RR), Zé Miguel (AP), Graça Gomes (AC), Bado (RO) e Nilson Chaves (PA) mostram toda a diversidade e musicalidade amazônida neste espetáculo que já encantou plateias em toda a região Norte e também no Sudeste do país.

Lançado na sala azul da Fundação Itaú Cultural em São Paulo, com o apoio da gravadora Olho de Boto, no 11º DVD musical da coleção Toca Brasil, Gente da Mesma Floresta, traz o registro do raro encontro de seis expoentes da música da região amazônica, reunidos em abril de 2006 para apresentar 19 músicas.

Em Porto Velho, o show foi apresentado durante a Mostra Sesc de Música de 2010 e após vários pedidos, os seis estão de volta. “Será um prazer receber meus amigos e grandes cantores e compositores para mais um espetáculo”, comenta Bado, que representa Rondônia neste projeto ousado que ganha cada vez mais admiradores por onde passa.

O projeto Gente da Mesma Floresta foi a primeira vez que esses seis expoentes da região Norte se reuniram para tocar juntos, num show em que o fio condutor é a música local, rica em influências de ritmos indígenas, caribenhos, com canções que remetem às lendas e à exuberância dos rios e da Floresta Amazônica.

“A iniciativa do encontro partiu de Nilson Chaves, reconhecido nacionalmente como um dos maiores representantes da música do da Amazônia e após o convite deste mestre, nós participamos desta união que só nos traz alegrias”, destaca Bado.

O show desta sexta-feira em Porto Velho terá como integrantes da banda os músicos da Capital Ronald Vasconcelos (direção musical e guitarra), Júnior Lopes (bateria), Mauro Araújo (teclados), Kleiton Esquerdinha (contrabaixo), Joelsom (sax e flauta) e Bira Lourenço (percussão).

O show é uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Fundação Cultural Iaripuna para encerramento dos 8 dias de ativismo verde, que ocorre em Porto Velho para comemorar a Semana do Meio Ambiente.

A apresentação de Célio Cruz, Graça Gomes, Eliakin Rufino, Zé Miguel, Bado e Nilson Chaves será na praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré a partir das 19h30 e a entrada é franca. (Rose Viegas).


 

Gente da Mesma Floresta volta a Porto Velho  - Gente de Opinião


 

Atenção muita atenção senhores pais de alunos do pré e do ensino fundamental.


**********

Estamos no mês das festas juninas e como é de praxe, praticamente todos os colégios, sejam públicos ou privados, promovem seus arraiais.


*********

Pois nosso alerta vai justamente para o que rola em torno dessas festas/arraiais, promovidos pelas diretorias dos colégios.


**********

Daqui a pouco, seu filho ou filha aparece em casa com uma lista para o papai e a mamãe comprar a roupa caipira (geralmente a loja já vem indicada no bilhete).


**********

A garotinha chega com um talão para o papai e a mamãe comprar o voto da “Rainha Caipira”.


*********

Outro talão com bilhetes de uma rifa e assim vai!


**********

O pior de tudo é que, apesar da festa ser bancada pelos pais, avós, tios, irmãos, primos e namorados. 


*********

Nenhuma dessas pessoas tem direito de assisti-la a não ser que pague o ingresso.


*********

O ingresso só não é cobrado, do aluno que vai dançar ou concorrer a algum título, o resto tem que “chiar’ com a grana do ingresso.


*********

Estamos na festa e aí é que o negócio pega de verdade, é bolo de macaxeira, canjica, pipoca, refrigerante, cachorro quente e tudo quanto é guloseima que não pode faltar na hora do lanche da gurizada.


*********

Quanto à venda de comida típica tudo bem, mas, cobrar ingresso não é legal, pois os pais já investiram na indumentária para a criança dançar a Quadrilha ou Boi Bumbá.


*********

O sistema de venda de voto para eleger a Rainha também não é legal. Porque não escolhem a Rainha Caipira via jurado.


*********
É salutar fazer a gurizada tomar conhecimento das nossas festas folclóricas. Não é legal cobrar ingresso, após os pais gastarem uma “nota” na compra das fantasias dos seus filhos e filhas, além de deixarem um bom lucro na barraca de comida típica.

*********
O dinheiro arrecadado será investido em que? Eis a questão!


**********

Bom, hoje é dia de Corpus Christi e na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima no bairro do Areal tem procissão do Santíssimo Sacramento 


**********

Na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no bairro Arigolândia, também tem procissão na tarde de hoje.


*********

A solenidade religiosa de Corpus Christi é muito bonita. Só para lembrar os esquecidos, é no dia de hoje que os fies costumam decorar as ruas por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento.


**********
Por falar em Corpus Christi, hoje era para começar a encenação da peça “O Homem de Nazaré” na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia.

*********
Infelizmente a falta de compromisso cultural por parte da diretoria do Grupo Êxodo a encenação não vai acontecer.


*********

Outro dia publiquei nesta coluna, que a peça não seria apresentada este ano porque, segundo declarou o Alexandre Ronald que faz o papel de Judas, a prestação de contas do convênio do ano passado só foi apresentada pela diretoria financeira do grupo, no final do mês passado, o que inviabilizou a assinatura de um novo convênio.


**********

Bom, o certo é que não veremos “O Homem de Nazaré” este ano. Pelo menos com produção do Grupo Êxodo. 


**********

É mais uma falta de compromisso para as nossas coisas.


*********
Esperamos que a peça “O Homem de Nazaré” não entre para o rol dos eventos do “Em Porto Velho já TEVE!”


 

*********
Por falar em festa, Hoje em Guajará Mirim acontece o Arraial da “Garra Azul e Branca” – GAB uma dissidência do Boi Malhadinho.


**********

Quem coordenada o Arraial é o Pajé dos Pajés Cleiton Lopes que montou as barracas, na Praça da Estação da Madeira Mamoré de Guajará.


**********

Muitas atrações estarão se apresentando durante o Arraial da GAB


**********

Milhares de pessoas levaram Porto Velho a vencer mais uma vez o Dia do Desafio. A capital mobilizou 206.715 pessoas, 48,24% da população, que é de 428.527 mil habitantes, contra os participantes de Santo Domingo Suchitepequez, na Guatemala, uma população de 341.290 mil habitantes. 


**********

Segundo o relatório de confrontos entre cidades, publicado pelos coordenadores do evento do Sesc São Paulo, a cidade de Santo Domingo não obteve classificação por não apresentar os números com seus resultados, o que é determinado pelo regulamento.

 

**********

Sob a coordenação da primeira-dama Lucilene Peixoto, a prefeitura de Porto Velho, através de várias secretarias, mobilizou centenas de empresas e órgãos públicos na última quinta-feira (30). O Dia do Desafio promove uma competição saudável entre as cidades, cujos grandes vencedores são os cidadãos.

**********
É com prazer que convido a todos para o Coquetel de Lançamento do livro: “Desemprego Urbano e a face rural” com prefácio do Dr. Clodomir de Morais.

***********
O lançamento vai acontecer amanhã dia 8, às 19h00 na Loja Florense, Rua Pinheiro Machado, 1523, entre Joaquim Nabuco e Marechal Deodoro, Centro. 

organizadores do presente livro. 


***********
Organizadores do Livro: Silvio Simione da Silva, Jacinta Castelo Branco, Zairo Pinheiro. Autores: Marxlene Bezerra Vieira, Claudia Pinheiro Nascimento, Maria José N. de Albuquerque, Sandra Regina Nunes dos Santos, Josué da Costa Silva, Terezinha Ferreira de Souza, José Joaci Barbosa, Mara Genecy Centeno Nogueira e Alexandre Thomaz Harrison.


 

Gente de Opinião


FOLCLORE

Festa de abertura do ArraiaLeste

A 5ª edição do “ArraiaLeste” será aberta na noite desta quinta feira 7, as 19h00, durante coquetel que será servido a partir das 19h00 no Shopping Leste que fica à avenida José Amador dos Reis. 

Na oportunidade os coordenadores promovem o encerramento do curso de desfile e passarela além de apresentarem as candidatas a Garota Zona Leste 2012.

O ArraiaLeste foi criado no ano de 2008 por um coletivo de amigos, após a realização do Carnaleste onde o interesse maior era mostrar a população e em especial a mídia de Porto Velho, que a Zona Leste não era tão violenta como era divulgado. Daí em diante, a pedido da população, foi criado o Arraial da Zona Leste “ArraiaLeste”, que hoje é considerado como um dos melhores eventos folclóricos da cidade de Porto Velho, reunindo mais de 30 Mil pessoas durante seus dez dias de realização. 

De acordo com seu principal coordenador Maykon da MK “O evento não recebe nenhum beneficio ou apoio financeiro dos órgãos que têm como meta fomentar a cultura e o lazer da população da nossa cidade e estado”, disse MK. 

Além do sorteio de uma motocicleta o ArraiaLeste oferece em suas barracas, comercialização de comidas típicas regional, e apresentação dos melhores grupos de quadrilhas e bois bumbas filiados à Federon além de shows musicais com artistas locais.

A Programação para noite de hoje é a seguinte:

19:00hr - Abertura oficial
19h30 - Momento forrozeiro
20h00 - Duelo de Cangaços com as quadrilhas Estrela Divina, Forte Príncipe, Arrasta pé de Santo Antônio e Malandragem na Roça
20h30 - candidatas a Garota Zona Leste 2012
21h00 - Coffee Break
21h30 - Encerramento

 

Gente de Opinião

 


PREMIO

Artesão de RO entre os TOP 100 de artesanato

O artesão Raimundo Ramos Soares, de Pimenta Bueno, terá seus trabalhos incluídos no catálogo da terceira Gente da Mesma Floresta volta a Porto Velho  - Gente de Opiniãoedição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Vinculado à Associação dos Artesãos de seu município, ele é um dos vencedores dessa edição do prêmio. 

Diferente da maioria dos concursos e premiações, o Prêmio TOP 100 de Artesanato não visa premiar apenas o talento dos artesãos. Seu objetivo é identificar e premiar as melhores práticas existentes em todos os momentos da cadeia de produção e comercialização do artesanato.

Raimundo Ramos foi selecionado entre os seis finalistas de Rondônia, de um total de 43 artesãos inscritos no prêmio. Assim como todos os pré-selecionados, ele recebeu a visita da consultoria do Sebrae/RO Mônica Canizares, que avaliou os questionários preenchidos pelos artesãos no ato da inscrição pelo site do prêmio. 

Foi a partir desses questionários que os jurados selecionados pelo Sebrae Nacional analisaram e identificaram os premiados. 

As oportunidades de divulgação do trabalho do artesão Ramos não param por aí. Além da inclusão de seus produtos no catálogo, o artesão também participará de uma ação de promoção comercial que acontecerá logo em seguida à entrega do prêmio, prevista par ocorrer no Rio de Janeiro. 

Com 35 anos de seus 49 anos de idade dedicados ao artesanato, Ramos concorreu pela segunda vez ao prêmio, para ele muito importante. “Todo artista almeja o reconhecimento de seu trabalho. E o prêmio do Sebrae representa a valorização de nosso trabalho e do artesanato rondoniense”. Ele inscreveu 10 peças retratando a flora amazônica e vasos. 

O artesão terá ainda todas as despesas pagas para sua participação no evento de premiação. 

“Ao receber o certificado do prêmio, o artesão terá a autorização de uso do selo ‘Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato’ para utilizar em todos os seus produtos comercializados durante três anos”, informa Letícia Gil Custódio, gestora do prêmio no Sebrae RO.
 
Rondônia não é estreante no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Na segunda edição do certame, foram agraciados a Apae de Ji-Paraná, a artesã Edna Martins Ferreira, de Ariquemes, a Coopflora (Cooperativa Extrativista de Rondônia) e Márcia Regina Marques, de Porto Velho.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)