Terça-feira, 22 de maio de 2012 - 11h05

A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, da zona norte da capital paulistana, realizará uma homenagem ao Estado de Rondônia em seu desfile, no carnaval de 2013. Com o enredo “Das trevas à luz, o renascimento da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Rondônia, a nova locomotiva do Brasil”, o Estado será retratado no desfile das escolas de samba de São Paulo, transmitido ao vivo pela Rede Globo de Televisão para o Brasil e 150 países do mundo. A ideia é promover um forte intercâmbio com a cidade e levar sambistas rondonienses para o desfile em São Paulo.
Após troca de correspondência com membros do Estado, representantes da agremiação estiveram em Porto Velho pesquisando a história e a cultura local, para sondar a possibilidade de homenagem e integração com a escola de samba campeã da cidade, assim como representantes de Rondônia também estiveram na agremiação para conhecer quadra, barracão, ateliê e, também o sambódromo, onde assinaram uma parceria cultural.
“A prefeitura e o Estado nos apoiarão na divulgação local para uso da Lei Rouanet, onde pessoas físicas e jurídicas poderão utilizar valores que seriam pagos em impostos, sejam revertidos ao projeto cultural do enredo", afirmou o presidente da Tucuruvi, Jamil Abdu Elselan.
A escolha de Rondônia como enredo se deve ao forte contexto histórico do centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e sua candidatura para patrimônio da humanidade, além do crescimento do Estado em diversos segmentos, em especial a Floresta Amazônica e as suas riquezas naturais.
Segundo adianta o carnavalesco Wagner Santos, que também esteve em Porto Velho, além da Estrada de Ferro, serão retratados outros marcos históricos e as belezas naturais, o ecoturismo, cultura, e costumes rondonienses. "É um enredo riquíssimo, de forte cunho cultural que possibilitará um desfile maravilhoso", destacou.
Nos próximos meses, a Tucuruvi se apresentará em Porto Velho e realizará lançamento de enredo, apadrinhamento da escola local Asfaltão, campeã de 2012 e seminário de intercâmbio com os sambistas da cidade, deixando um legado cultural e artístico para o Estado de Rondônia assim como dará continuidade a pesquisa do enredo conversando com historiadores e membros dos movimentos culturais.
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)