Segunda-feira, 23 de abril de 2012 - 15h46
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) vota na quarta-feira (25) o Requerimento 83/2012, de autoria do deputado federal Padre Ton (PT-RO) solicitando a realização de diligência nos hospitais regionais de São Francisco e Cacoal, coma finalidade de levantar a situação de cada unidade e o atendimento à população.
Segundo o deputado Padre Ton, apesar dos vultosos investimentos realizados no Hospital Regional de Cacoal – obra que ficou paralisada devido a irregularidades constatadas – ao longo de mais de uma década, com recursos do Ministério da Saúde, o hospital teria entrado em funcionamento apenas parcialmente devido à falta de recursos humanos.
Em São Francisco, a situação do hospital regional seria ainda mais grave. Consta que diversos aditivos multiplicaram a previsão de gasto inicial, a unidade levou anos para ser construída e equipada e o hospital ainda não foi colocado à disposição da população devido a desentendimentos sobre a gestão da unidade e falta de força de trabalho.
“Enquanto isso”, diz o deputado, “o sistema de saúde pública existente na região segue baseado no transporte de pacientes, de praticamente todos os níveis de complexidade, para atendimento na capital, onde os hospitais estão superlotados”.
Para o deputado, a saúde deve ser encarada como prioridade número um em Rondônia. “A situação, não apenas na capital, é gravíssima. Precisamos reverter o quadro de descaso e abandono que verificamos em muitas regiões. Meu mandato está à disposição para ajudar nesta questão”, diz Padre Ton.
Segundo vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o deputado Padre Ton disse que a comissão está priorizando diligências sobre saúde em várias regiões do país, especialmente onde existe a suspeita de má aplicação e gestão dos recursos federais nas unidades de saúde.
Fonte: Mara Paraguassu
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)