Terça-feira, 20 de março de 2012 - 06h18
Aquele desafio
Lembra cara-pálida leitor, do desafio da coluna? De que fosse solicitado ao seu deputado para se posicionar publicamente sobre a punição dos parlamentares envolvidos nos golpes na saúde e flagrados pela Operação Termópilas? Pois é, estou recebendo as respostas e elas são desalentadoras...
Nossa economia
Porto Velho continua na lista das 50 cidades que mais geraram empregos no país no mês passado. Mas já perde feio para Altamira, no Pará, onde já estão em andamento as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. Altamira detém a melhor posição entre as cidades amazônicas batendo Manaus, Belém, etc.
As posições
Conforme o Cadastro Geral de Empregos, Altamira já ocupa a 21 posição entre os municípios que mais criaram postos de trabalho com carteira assinada. Já, Porto Velho, uma das campeãs até 2010, gerou apenas 750, ou seja, a metade que a cidade paraense. Pelo menos deixamos a alista daquelas que mais perderam empregos, caso de Manaus.
A popularidade
O prefeito Roberto Sobrinho e o PT apostam num baita pacote de obras – com muito asfalto – para recuperar o prestígio perdido durante a época das chuvas. O pacotaço já foi iniciado e tende a ser ampliado nos dias propícios, com sol. Ao mesmo tempo vão começar as inaugurações: do terminal fluvial aos Upas.
A confirmação
Tive a confirmação, lá de Ouro Preto, que aquele monumento, encravado na entrada da cidade, no meio da BR-364, onde a estátua do senador barbudo queixada Raupp ordenha uma vaca, será demolido para dar lugar ao projeto de duplicação e urbanização da rodovia. É a modernidade!
Formação
O PR de Miguel de Souza anuncia o I Seminário de Formação Para Filiados, programado para acontecer no auditório do Senat dia 24, sábado. Entre os partidos organizados é a legenda rondoniense que mais tem se mobilizado nesta pré-temporada de campanha eleitoral.
Mais candidato
O PDT que há contava com vários pré-candidatos em Porto Velho – Dalton di Franco e Mário Jorge entre eles – agora tem mais um: o empresário Vanderlei Oriani, presidente da Associação Comercial de Rondônia. Um bom nome. Ficha limpa e com perfil empresarial, como o eleitorado atual exige.
Para dividir
Se o cara não pode disputar a prefeitura de Porto Velho, impedido pela legislação eleitoral, por causa da contas reprovadas, porque o vereador licenciado e secretário de Transportes e Trânsito Cláudio Carvalho insiste na disputa das previas do PT? Parece meio estranho, né? Mas a coisa tem explicação.
Dois turnos
É o seguinte: conforme o estatuto da legenda, a disputa será em dois turnos. Carvalho foi escalado pra dividir os votos e com isso não permitir uma vitória da ex-senadora Fátima Cleide que era favorita e corria o risco de vencer em primeiro turno. Mais um capítulo do racha petista...
Um projeto inovador
É possível educar ou pelo menos ensinar seja lá o que for a uma criança que nem nasceu? Há quem veja isso possível, não em futuro remoto, mas já. Ele não é nenhum maluco: ao contrário, é um dos mais importantes cientistas do planeta: o brasileiro Miguel Nicolelis, 50, não só acredita que é possível começar a educação das crianças antes de nascer como decidiu ele mesmo pôr em prática seus conceitos e quer sensibilizar a presidenta Dilma Rousseff a levar seu experimento a todo o Brasil.
Quem é afinal, o cientista que faz essa revolucionária proposta? Neurocientista nascido em São Paulo, filho da escritora Giselda Laporta Nicolelis, autora de livros infanto-juvenis, Miguel Nicolelis foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista Scientific American e, pela revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
Ainda um desconhecido para a maioria da população, entretanto, é bem provável que a proposta de espalhar pelo Brasil unidades do projeto que ele desenvolve na escola do Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra, no município de Macaíba (RN), também o conduza à popularidade.
O município de Macaíba, como tantos outros do Nordeste, vive uma situação sofrível no tocante à educação em geral. Diante dessa dura realidade, a ousadia do projeto de Nicolelis merece consideração no mínimo por ter se originado em uma das mentes mais brilhantes do mundo.
O experimento é amplo, mas poderia ser resumido rapidamente assim: as mulheres com gravidez de risco são assistidas, as crianças nascidas recebem o atendimento necessário e vão transitar pelas várias etapas da infância e da vida escolar recebendo ensino científico, até que seu preparo intelectual, em nível de pós-graduação, seja colocado a serviço da sua comunidade. A criança é acompanhada antes de nascer até completar sua formação profissional.
O cientista pretende que o modelo já em desenvolvimento na pobre Macaíba seja replicado em outras 12 cidades brasileiras. A intenção foi anunciada em conferência no Teatro Alberto Maranhão, em Natal.
Via Direta
*** Mais uma vez foi solicitada à força nacional para cuidar dos problemas de Jirau*** Lá o buraco é mais embaixo ***E hoje é dia de mais uma reunião da Comissão Processante da ALE-RO*** Em maioria, a tropa de choque de Valter Araújo vai bloqueando as coisas.
Recursos para agirÀ medida que se aproxima a realização da COP30, marcada para novembro, há duas expectativas principais se avolumando nos bastidor
Nas temporadas eleitorais os políticos se esmeram em promessas para iludir o povo
COP e CurupiraComo tudo é passível de críticas, e quando são bem embasadas e não apenas fígado enfermo ajudam a melhorar e evoluir, o mítico espírit
Teremos manifestações para todos os gostos em 7 de setembro
Máquina de infelicidadeSó inimigos do Brasil torcem pelo efeito destrutivo no PIB nacional das turbulências causadas pelo desatinado tarifaço supon
Sergio Gonçalves e Marcos Rocha pulando cirandinha, posando de seres angelicais
Ponto sem retornoHá 30 anos, ambientalistas apocalípticos projetavam que hoje a Amazônia estaria dentro do ponto sem retorno, a partir do qual a hu