Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Corregedor:TCE será efetivo no combate à corrupção




Presidente do TCE faz reunião
para apresentar metas e nova equipe


Diretrizes e metas para os próximos dois anos, com base no Plano Estratégico 2011/15, e a nova estrutura organizacional do Tribunal de Contas, aprovada pelo Conselho Superior de Administração e convertida na Lei Complementar nº 645/2011, foram alguns dos assuntos debatidos durante reunião, na última terça-feira (10), no TCE.

Inicialmente, o presidente da Corte de Contas paCorregedor:TCE será efetivo no combate à corrupção  - Gente de Opiniãora o biênio 2012/13, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, falou sobre as mudanças na estrutura organizacional da instituição. “Trata-se de um novo entendimento do nosso Conselho Superior de Administração no sentido de termos duas secretarias-gerais: uma de Controle Externo, nossa atividade-fim, e outra de Administração e Planejamento, que dá o apoio”, explica.

Em relação ao Controle Externo, o conselheiro presidente destacou a criação de diretorias técnicas especializadas (Saúde, Educação, Segurança, Poderes), além da redistribuição dos municípios entre as secretarias regionais, já que a Regional de São Miguel do Guaporé ainda não foi implementada.

Ainda de acordo com o conselheiro Euler, todas as ações do TCE terão como norte o Plano Estratégico 2011/15. “Planejar é imprescindível, e hoje o Tribunal detém recursos, um bom Plano Estratégico e pessoal capacitado para executar suas ações de forma planejada”, disse, acrescentando que foram contratados os serviços da Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop) para auxiliar o TCE na implantação do Plano Estratégico.

Quanto à informática, o presidente citou o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação, em fase de implementação, visando possibilitar melhorias na área tecnológica da Corte. O foco na ação pedagógica, segundo José Euler, será mantido, tendo o Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas a missão de, juntamente com os outros setores, identificar cursos e eventos relevantes para os servidores da casa e jurisdicionados.

O presidente falou, ainda, da importância da atuação em equipe, com os setores interagindo e compartilhando experiências. Nesse sentido, conclamou membros e servidores a se empenharem na consecução dos objetivos e obtenção dos resultados que levem o TCE a se destacar em sua condição de protetor do erário.
 

MUDANÇA

Após a exposição do presidente, o conselheiro Edílson de Sousa Silva, novo corregedor da Corte de Contas, ressaltou a necessidade de se mudar hábitos, rotinas e condutas para a obtenção dos resultados pretendidos, fazendo, assim com que o TCE seja ainda mais efetivo no combate à corrupção e na orientação aos jurisdicionados e à sociedade.

Já o conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra, presidente do IEP, convocou todos “a fazerem sua parte e um pouco mais para que o Tribunal de Contas avance e consiga vencer os desafios que terá pela frente”. Nesse sentido, disse que o IEP está afinado com o propósito de treinar os servidores da Casa e jurisdicionados.

A procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Érika Patrícia de Oliveira Saldanha, que cumprirá seu segundo mandato no biênio 2012/13, declarou a disposição do MPC em contribuir com a nova administração do TCE, a fim de cumprir o objetivo comum, visando o bem da coletividade.

Durante a reunião, realizada no auditório do TCE, a palavra ainda foi franqueada a auditores, procuradores e servidores para apresentações e breve explanação sobre os propósitos e objetivos a serem alcançados.

Fonte: TCE

 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)