Terça-feira, 1 de novembro de 2011 - 16h01
![]() |
Com frequência nos sentimos indignados com a falta de compromisso e cumprimento da palavra no que se trata das resoluções dos problemas que afetam o Urso Branco, e os outros presídios de nosso estado, afetando consequentemente toda nossa sociedade.
Vimos assim, mostrar nossa indignação perante este fato de extrema importância para os nossos pobres, especificamente os presos. Constantemente se vê quando o caso é para beneficiar os “grandes” e ricos, as medidas são tomadas de imediato e quando é para os menos favorecidos nada é solucionado.
Podemos assim, confirmar o descaso que está acontecendo nos presídios, em especial o Urso Branco. Se não tomarmos as medidas urgentes para solucionar os atuais problemas de nossos presídios, a tendência é sofrermos as consequências de uma não reintegração dos presos na sociedade, mas sim o desencadeamento da violência. Pois, o nosso estado contém o maior índice carcerário do País, segundo o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que atinge mais de 7.000 (sete mil) presos.
Para ressaltar um dos problemas que assola o sistema penitenciário de nosso estado, especificamente o Urso Branco, em visita ao mesmo constatamos o descaso da Secretaria de Justiça em resolver o abastecimento de água para as necessidades básicas e indispensáveis à vida humana. Tivemos a confirmação de que os presos tem acesso a apenas 30 min (trinta minutos) diários de água para toda a sua higienização pessoal.
Por isso, ou agimos agora com o intuito de nos tornamos uma sociedade melhor e mais segura, ou caminharemos para um caos jamais visto em nossa história.
Porto Velho, 01 de novembro de 2011.
Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Porto Velho
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)