Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Falecimento de Nelson Townes repercute na Folha SP


Falecimento de Nelson Townes repercute na Folha SP - Gente de Opinião


A morte do jornalista Nelson Townes de Castro repercutiu hoje na Folha de São Paulo, empresa trabalhou por vários anos. A reportagem está na página 04 do Caderno C e também no site do jornal e retrata a irreverencia e a experiência do jornalista. Veja o texto.

As copeiras do palácio do Governo de Rondônia ficaram três dias tentando descobrir que chá relaxante era aquele que Nelson Gonçalves Townes de Castro havia levado.

Nos anos 80, o jornalista trabalhou na área de comunicação do Estado. Na época, tinha ido à Bolívia, para fazer uma reportagem sobre venda de armas, e trouxe de lá um saco com folhas. Fez os colegas do governo experimentarem, sem revelar o que era.

Só depois de alguns dias divertindo-se com a situação, contou que era chá de coca.

Nascido em Belém, Nelson destacou-se profissionalmente em Rondônia. Foi um dos precursores do jornalismo em Porto Velho, como contam os amigos, tendo ajudado a fundar alguns jornais. Do sindicato, ganhou quatro prêmios, três por reportagens de meio ambiente.

Entre o fim dos anos 70 e o começo dos 80, trabalhou na capital paulista, no extinto "Notícias Populares" e nesta Folha. Cobria a área policial.

Depois da morte da mãe, em São Paulo, retornou para Rondônia. Foi correspondente em Porto Velho do jornal "O Estado de S. Paulo".

Desde 2003, trabalhava no departamento de comunicação da Assembleia Legislativa de Rondônia. Colaborava para o "Estadão do Norte".

Os amigos contam que Nelson era apaixonado por histórias e largava tudo para ir atrás de uma boa notícia.

Nos últimos tempos, mesmo hospitalizado, continuava escrevendo seus textos.

Apesar do soro espetado no braço, fugia para fumar escondido dos médicos. Morreu no domingo, aos 63 anos, em decorrência de um câncer de garganta. Teve um filho.

Fonte: Alexandre Badra
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes defende agilidade na regularização fundiária e reafirma apoio aos produtores

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes defende agilidade na regularização fundiária e reafirma apoio aos produtores

A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma audiência pública no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para tratar da regulari

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)