Quarta-feira, 18 de maio de 2011 - 18h06
Este foi o tema da palestra proferida pela presidente do TRE-RO no fórum de combate a corrupção de Rondônia
O “Rondônia Contra a Corrupção”, realizado no Teatro Banzeiros nos dias 18 / 19 e 20/05, foi iniciado hoje (18). O fórum é organizado pelo CERCCO (Comitê Rondônia Contra a Corrupção), entidade constituída por 13 instituições que atuam na defesa dos cofres públicos.
Os primeiros palestrantes do “Rondônia Contra a Corrupção” foram, respectivamente, o governador do Estado e o prefeito de Porto Velho. No início da tarde, Zelite Carneiro iniciou sua exposição fazendo uma citação do poema “Despertar é Preciso”, de Vladimir Maiakovsk:
“Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor de nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite já não se escondem. Pisam nossas flores, matam nosso cão e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa e rouba-nos a luz e conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta e já não podemos dizer nada.”
Em sua explanação, Zelite reavivou a memória dos participantes, relembrando os principais escândalos ocorridos no Brasil desde a década de 70. Foram impressionantes 19 páginas recheadas de tristes lembranças da memória recente do País.
Em certo ponto de sua palestra, a presidente do TRE-RO destacou que apenas com os escândalos do TRT-SP e dos Sanguessugas, o País perdeu cerca de R$ 150 milhões, valor que poderia ser utilizado na construção de 200 mil casas populares, abrigando cerca de 800 mil pessoas.
Durante o fórum, serão realizados oito painéis, por meio dos quais representantes da administração pública, das instituições de controle e da própria sociedade rondoniense debaterão as melhores formas de prevenir e combater a corrupção no estado.
Zelite Carneiro findou sua participação no fórum contra corrupção e, ainda hoje (18), se deslocará para Salvador, onde participará do 53º encontro do Colégio de Presidentes da Justiça Eleitoral. O encontro de presidentes destina-se ao debate de assuntos essenciais às atividades da Justiça, tanto na área administrativa como na seara judicial.
Fonte: Jaqueline Machado
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com
Um momento histórico para a cultura rondoniense foi registrado na Assembleia Legislativa de Rondônia com a entrega do voto de louvor às agremiações