Segunda-feira, 28 de março de 2011 - 12h05
José Guedes, ex-Prefeito de Porto Velho e um dos membros da Assembleia Nacional Constituinte, proferiu palestra a alunos do ensino fundamental da Escola Estudo e Trabalho, cujo tema foi “A cidadania conforme a Constituição Federal”.
Guedes explicou que o fundamento da nossa Constituição está inserido nos primeiros quatro artigos e que a Cidadania – inciso II do art. 1º - é elemento diverso da Dignidade Humana – inciso III do art. 1º, ou seja, a Cidadania resume-se ao direito de votar, ser votado e suas consequências.
O Constituinte destacou que o exercício da Cidadania é instrumento para a conquista crescente da Dignidade Humana, esta sim, o principal objetivo da Constituição brasileira, que é programática e fez nascer o Estado Democrático de Direito, também chamado de Estado Constitucional, instrumento que estão se utilizando os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) para avançar nas conquistas sociais.
Guedes defendeu o financiamento público das eleições como forma de democratizar o acesso ao poder político, atualmente monopolizado pelo poder econômico, razão principal da relação promíscua entre esses poderes, em prejuízo dos cofres públicos.
O ex-Prefeito concluiu: “Estou agradavelmente surpreso pelo alto nível de interesse demonstrado pelos tão jovens alunos do ensino fundamental daquela tradicional escola do Bairro Areal”.
Fonte: Nelzira Guedes
Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari
Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia
A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian
Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)