Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Rondônia poderá ter estádio coberto até a Copa de 2014


 
O mestre em arquitetura e urbanismo e doutor em economia, Augusto Boccara, também conhecido como um dos grandes nomes na arquitetura mundial, com trabalhos desenvolvidos em Dubai, nos Emirados Árabes, visitou a SECEL – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer para apresentar em reunião uma proposta inovadora para estruturação da capital.

Além do Secretário da SECEL Francisco Leilson “Chicão”, estiveram presentes o Secretário Municipal de Esportes, Klebson Lavour, a gerente e o técnico de esportes da SECEL respectivos Rose Rivero e Ilmar Esteves, a técnica de cultura Suely Rodrigues, o representante da SETUR Leonardo Pacheco e os empresários Oscar Silveira e Fidélis Garbin.

Augusto Boccara apresentou a proposta feita por um grupo de empresário de Cingapura, da Temaseck, que destinou R$ 2 bilhões de reais para ampliar a estrutura de Rondônia e projetá-la no cenário Mundial “Sugerimos a construção de vários empreendimentos, visando principalmente as Olimpíadas e a Copa do Mundo no Brasil” informou o arquiteto que destaca ainda que e intenção é fazer algo permanente deixando um legado útil a população focando o turismo, cultura, esporte e lazer.

De acordo com Boccara, já existe o projeto de um estádio coberto para a capital e esse já foi aprovado pela FIFA, mas para que a vinda desses eventos seja possível, é preciso estruturar melhor a cidade com grandes hotéis, melhorias nas ruas, saúde e segurança. Chicão lembrou que “Esse projeto busca exatamente os fatores que são prioridade no Governo Confúcio, melhorias para saúde, educação e segurança” concluiu o secretário.

O arquiteto que construiu o Hotel Vila Rica na capital, explica que a idéia de trabalhar por Rondônia surgiu em uma visita que fez recentemente ao Estado “Sempre gostei desse lugar, e com essa última visita meus horizontes de expandiram, fiz um projeto e mostrei aos empresários da Temaseck que logo acreditaram no potencial dessa região e decidiram investir” afirmou o arquiteto que por exigência dos investidores precisa concluir as construções antes da Copa de 2014.

Segundo Boccara a idéia é construir um Centro de Eventos com estádio coberto, praças e toda uma estrutura que possa deixar o Estado pronto para receber grandes acontecimentos, que quando são realizados no Brasil contemplam somente os grandes centros. “Este lugar é rico em possibilidades, além da fauna e flora especialmente encantadoras, Rondônia é um Estado de fronteiras e isso é maravilhoso. Precisamos firmar parcerias com os governos e com os empresários locais para tirar o projeto do papel” ressaltou.

O Secretario da SECEL ficou entusiasmado com a proposta “Agora é preciso acionar os empresários para estudar o projeto mais a fundo, definir estratégias e organizar uma comissão para desenvolvimento do projeto” explicou Chicão.


Fonte: Emillia  / Secel
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para o projeto Construindo Campeões vão até esta sexta-feira (5)

Inscrições para o projeto Construindo Campeões vão até esta sexta-feira (5)

Continuam abertas, até esta sexta-feira (5), as inscrições para vagas remanescentes do Projeto Construindo Campeões, promovido pela Prefeitura de Po

Prefeitura e CBF firmam parceria para fortalecer o futebol em Porto Velho

Prefeitura e CBF firmam parceria para fortalecer o futebol em Porto Velho

Em mais um passo importante para fortalecer o esporte na capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho anunciou, nesta quinta-feira (4), uma parcer

Copa Madeirão: definidos finalistas do campeonato em noite emocionante de semifinais em Porto Velho

Copa Madeirão: definidos finalistas do campeonato em noite emocionante de semifinais em Porto Velho

A Copa Madeirão de Futebol de Várzea, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel),

Atleta é homenageado no encerramento da fase estadual paralímpica do Joer 2025

Atleta é homenageado no encerramento da fase estadual paralímpica do Joer 2025

A fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 foi encerrada no domingo (24), em Porto Velho, com a homenagem ao atleta par

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)