Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moreira acha que Confúcio não deve entregar Emater ao PT


 

Brasília, 21/dez/2010 – Falando em nome do setor agropecuário rondoniense, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) fez hoje um apelo ao governador eleito Confúcio Moura (PMDB) para que reveja sua decisão de entregar o comando da Secretaria da Agricultura, do Idaron e da Emater ao Partido dos Trabalhadores (PT) no novo governo. Segundo ele, não seria prudente, nem recomendável, concentrar pastas tão importantes para a economia do estado nas mãos de um partido cuja principal bandeira tem sido defender os movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), quase sempre em detrimento dos interesses do setor produtivo.

“O PT de Rondônia não tem ligações com a agricultura e com a pecuária. Só conhece os movimentos sociais, e só se preocupa com quilombolas e criação de novas terras indígenas. É um partido de ligações fortíssimas com a agricultura familiar, mas que desconhece por inteiro a estrutura agropecuária do nosso estado, e não tem compromisso com o agronegócio, que é quem realmente gera emprego e renda”, argumentou.

O deputado lembrou que sua preocupação reflete o pensamento de todo o setor produtivo rondoniense, e não tem conotação político-partidária. “Tenho recebido inúmeras ligações com apelos do setor produtivo em geral, dos pequenos e médios produtores, dos sindicatos rurais e até da Federação da Agricultura (FAPERON), e como líder da bancada da agropecuária, não poderia deixar de me manifestar, uma vez que falo em nome de um setor estratégico para Rondônia”.

Moreira se diz contra a entrega das três pastas ao PT porque o partido não tem quadros para desenvolver bem uma atividade de tamanha relevância. “Falta a eles, petistas, o espírito desarmado. Tratam a questão ideologicamente, e tem que ser tratada tecnicamente. O exemplo é o próprio Incra, que em oito anos não entregou um título definitivo de terras sequer, e só serviu para entregar cestas básicas e fazer cadastramento do Bolsa-Família”, criticou.
 

Coordenador

Por outro lado, Moreira Mendes fez questão de afirmar que não há nenhum tipo de restrição ao nome do deputado federal Anselmo de Jesus para ocupar a Secretaria da Agricultura. Na sua opinião, o ideal seria colocá-lo como coordenador das respectivas pastas. “Apesar de ser diretamente ligado à Fetagro (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia), o deputado Anselmo demonstrou conhecimento, habilidade e articulação política na construção do novo Código Florestal, quando atuou como vice-presidente da Comissão Especial que discutiu o tema na Câmara. O Idaron e a Emater são órgãos técnicos, e precisam ser ocupados por técnicos”.

Moreira informou que já conversou pessoalmente com o governador Confúcio Moura sobre o assunto. “A escolha é política, e é do governador. Mas a responsabilidade pelos efeitos da escolha será também dele (Confúcio)”, concluiu.

Fonte: Claudivan Santiago
 

Gente de OpiniãoSábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Gente de Opinião Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)