Quarta-feira, 18 de novembro de 2009 - 15h41
A Engecom está autorizada a começar a construção da nova sede da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia. A cerimônia de assinatura da ordem de serviço ocorreu nesta quarta-feira (18) pela manhã no plenário do Poder Legislativo com a participação de deputados, representantes da construtora, prefeitos e vereadores de vários municípios. A obra está orçada em R$ 43 milhões e a previsão do prazo de entrega são de quinze meses, ou seja, até o começo de 2011.
Classificando o ato como “momento histórico”, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos (PSDC ), disse que as novas acomodações vão atender melhor a população e dar mais dinamismos aos trabalhos. Ele destaca que o prédio, entre outras novidades, terá três espaços distintos para abrigar acontecimentos pequenos, médios e grandes com capacidades para 250, 500 e 1000 mil pessoas, respectivamente.
Os eventos serão programados – explica o parlamentar – de acordo com o público esperado, evitando gastos extras com energia elétrica, por exemplo. “Vamos dar também velocidade aos trabalhos. Até três programações poderão ser realizadas ao mesmo tempo, como uma CPI, uma sessão solene e uma audiência pública.” Outro fator de economia, apontado pelo deputado, é o sistema de refrigeração. Cada setor terá um sistema independente que poderá ser ligado e desligado sem afetar os demais.
Neodi encerrou o discurso agradecendo antigos servidores do Poder que durante mais de 25 anos, segundo ele, trabalham em condições inadequadas, mas dando conta de todos os afazeres. Ele elogiou ainda os deputados que visitaram e colheram informações sobre a engenharia e funcionalidade de outras construções de assembléias legislativas pelo Brasil afora. “Isso foi fundamental para se chegar a esse modelo de construção moderno, bonito e econômico.”
Prédio inteligente
O deputado Jesualdo Pires (PSB ), que é engenheiro civil e ajudou a escolher o modelo de construção que vai abrigar a Assembléia Legislativa de Rondônia, disse que é o que se pode chamar de “prédio inteligente” porque “evita gastos desnecessários com energia elétrica, é muito funcional e de rara beleza arquitetônica.”
Fonte: ALE/RO – DECOM
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)