Quarta-feira, 3 de junho de 2009 - 11h39
Acatando uma sugestão do vereador Zequinha Araújo-PMDB, a Câmara Municipal de Porto Velho concedeu uma Moção de Aplauso ao corpo técnico da Escola Estadual João Bento da Costa.
A homenagem foi aprovada por todos os parlamentares e a entrega foi feita durante a sessão ordinária da última terça feira, 02.
O reconhecimento refere-se ao eficiente projeto educacional que a escola desenvolve com os jovens.
Um de seus programas educacionais bem sucedido e implementado pela Escola é o Projeto Terceirão, idealizado em 2001, pelos abnegados professores José de Arimatéia, Walfredo Tadeu e José Nazareno, que é hoje sem dúvida uma referência aos ensino público de qualidade.
Esse projeto de inclusão social de jovens procura através de uma revisão geral no atual ensino médio, patrocinar o mínimo de dignidade aos jovens matriculados.
Ao propor a moção de aplauso para os professores, o vereador Zequinha Araújo-PMDB, justificou sua iniciativa afirmando, que a escola apresenta uma proposta educacional diferenciada e inovadora com maior envolvimento de seu corpo discente e com isso vem conseguindo um crescente número de aprovações nos últimos concursos vestibulares da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, e das Faculdades particulares.
Segundo o vereador já no primeiro ano de atividade, o projeto Terceirão conseguiu preparar e aprovar 11 alunos para a UNIR. Em 2006 já foram 61 alunos, e neste último vestibular, 117 vagas, num total de 454, sendo 60 inscritos no Prouni, que conseguiram vagas em faculdades particulares.
Em seu discurso Zequinha ressaltou quer sem esse trabalho do projeto e de seus professores dificilmente estes alunos da escola pública teriam conseguido alcançar tamanho desempenho de ingressar em uma faculdade, e em importantes cursos como o de medicina da UNIR, afirma o vereador.
Zequinha ressalta que a escola também concorreu entre o final de 2004 a 2008 à bolsas do projeto Jovem Talento(UNIRON) com alunos concluintes do ensino médio, ganhando 7 bolsas integrais.
São por estas e outras razões que decidimos pela moção de aplauso aos professores, que sem dúvida são uns abnegados e competentes profissionais do ensino, justifica o vereador Zequinha.
Durante a entrega da moção de aplauso o diretor da escola, SUAMY LACERDA fez um breve relato da luta e do sacrifício na implantação do Programa Terceirão na escola.
No início éramos chamados de loucos por sonhar com a implantação de um programa de preparação de nossos jovens para o vestibular em uma escola pública. Eles diziam que jamais iríamos conseguir preparar alunos para concorrer a uma vaga no vestibular da Universidade Federal de Rondônia ou instituições particulares de ensino superior. Hoje a resposta está aí. Mais de 117 alunos foram aprovados no último vestibular da UNIR, desabafa o professor.
A secretária de estado da educação Marli Cahula, em seu discurso destacou o empenho dos professores da escola João Bento dirigida hoje pelos professores Suamy Lacerda E Elba Cerquinha. Ela também falou da luta de sua secretaria pela luta de uma educação de qualidade.
Fonte: Ascom
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement
Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho
Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch