Sexta-feira, 31 de julho de 2015 - 16h39
Neste momento de extremo pesar, o Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), por meio do seu presidente Raniery Araujo Coelho, dos conselheiros e colaboradores, não poderiam deixar de prestar a singela homenagem ao amigo e parceiro José Baptista de Lima, que faleceu nesta quinta-feira (30/07).
Nascido em 12 de junho 1935, em Manaus (AM), José Baptista sempre foi reconhecido pela sua competência profissional. Formado em Contabilidade, exerceu a função de diretor econômico-financeiro das Centrais Elétricas de Rondônia – Ceron (hoje Eletrobrás Rondônia), no início da década de 80. Diante do brilhante trabalho, foi indicado pelo saudoso governador Jorge Teixeira a compor a primeira turma de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, nomeada em 1983. Ocupou a Presidência desta Corte em três ocasiões: 1985, 1986 e 1994.
Mesmo após a sua aposentadoria em 13 de junho de 2005 do serviço público, José Baptista (foto), demonstrando vigor de um visionário, idealizou a CredEmpresa, uma cooperativa de crédito voltada ao fomento mercantil. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia apoiou a iniciativa e em novembro de 2006 foi inaugurada a sede da entidade, anexa ao prédio da Fecomércio. Com muito trabalho, a cooperativa em pouco tempo se transformou em exemplo de entidade cooperada.
Embora amazonense, José Baptista se dizia rondoniense de alma e coração. Sua preocupação com o Estado está refletida em cada processo tramitado no Tribunal de Contas e em cada empresa consolidada através de recursos da CredEmpresa.
Difícil alguém que trabalhasse com ele não se encantasse com sua energia, vigor e otimismo. Aos 80 anos, recém comemorados, Baptista continuava sua rotina normalmente na coordenação da cooperativa que ajudou a criar, desprezando os obstáculos do tempo e a lógica da idade.
É com esse exemplo de ética, compromisso e paixão pelo trabalho que nos unimos aos familiares do eterno parceiro e amigo desta Federação, sob a afirmativa que o seu legado em prol do desenvolvimento econômico, social e administrativo do Estado Rondônia não foram em vão, servindo de exemplo a todos que tiveram a oportunidade de acompanhá-lo em sua caminhada nesta existência.
HOMENAGEM DE TODO SISTEMA FECOMÉRCIO RONDÔNIA (SESC-SENAC-IFPE)
Como a União Europeia escorregou na própria narrativa
A Bússola para um Futuro soberano e digno da UEA recente cimeira em Washington Trump-Zelensky seguida de autoconvidados europeus e as eleições norte-a
Começou a corrida pela vaga de Rocha
Começou a corrida pela vaga do governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha. Todos se consideram preparados para a maratona, mas é certo que apenas um
Política não é só luta tem também lugar para a poesia do encontro
A Democracia perde quando se reduz a Trincheiras .... Quando tudo se converte em arma, desaparece o espaço para a partilha. Na arena partidária, h
A confissão como instrumento de individualização na cultura europeia
A Transformação do Mundo começa na Revolução silenciosa da Consciência Neste artigo, procurarei analisar como a Igreja, ao confrontar-se com as socied