Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Começa hoje a mostra 4ª Mostra de Documentários do CineOca e Sesc


 Começa hoje a mostra 4ª Mostra de Documentários do CineOca e Sesc - Gente de Opinião

Simone Norberto

 

A IV Mostra de Documentários, parceria CineOca e Sesc, chega a sua quarta edição. A proposta da Mostra é oferecer ao público acesso a outras formas de construção do discurso cinematográfico que são pouco contempladas nas salas de cinema comerciais. As exibições acontecem no período de 29 a 31 de julho, com entrada gratuita, no Sesc Esplanada, sempre às 19h
.

As obras que compõem a programação dessa Mostra são os documentários “César deve morrer” (2013) uma produção italiana de Paolo Taviani e Vittorio Taviani; "O Céu Sobre os ombros” (2010) de Sérgio Borges, e na ultima exibição da Mostra, a produção alemã de Wim Wenders, "Pina (2011)".
 

No final das sessões uma oficina sobre Cineclubismo com Malu Calixto. A oficina será realizada em três etapas onde abordará aspectos como história, programação e debate, temas essenciais para discutir essa modalidade de exibição, considerada pelo Ministério da Cultura como estratégica para o acesso ao audiovisual no país. “Além da discussão sobre os temas dos documentários, abordaremos um pouco da trajetória do circuito alternativo de cinema, dicas para organizar um cineclube, curadoria e o mais importante, a valorização da troca de experiências acerca da obra cinematográfica, tanto em relação às temáticas quanto à linguagem”, explicou Malu, oficineira e integrante do Cineoca desde a função do cineclube.


 

P r o g r a m a ç ã o:

29/07

Filme: César deve morrer (2013)

Dir.: Paolo Taviani, Vittorio Taviani

Duração: 76’

País: Itália

Classificação: 14 anos

Data: 29/07

Local: Audicine

Hora: 19h

Sinopse: Na prisão de segurança máxima de Rebibbia, Roma, um grupo de prisioneiros encena a peça "Júlio César", de William Shakespeare. Pelos corredores, fala-se de morte, liberdade, vingança. Realidades presentes no texto shakespeariano, mas também nas suas próprias histórias.

Dirigido pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, o filme venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2012

 

 

30/07

Filme: O Céu Sobre os ombros (2010)

Dir.Sérgio Borges

País: Brasil

Classificação: 16 anos

Duração: 71 min.

Data: 30/07

Local: Audicine

Hora: 19h

Sinopse: O céu sobre os ombros, retrata alguns momentos das vidas de três pessoas comuns, anônimas, que vivem um contexto entre o cotidiano, o exótico e a marginalidade: uma prostituta transexual e acadêmica, um hare krishna, chefe de torcida organizada de futebol e um escritor estrangeiro suicida. Rompendo as fronteiras entre documentário e ficção, o filme nos revela o quão semelhantes são nossos medos e desejos e o quanto todos nós queremos ser amados.

31/07

Filme: Pina (2011)

Dir.: Wim Wenders

País: Alemanha

Duração: 106 min

Classificação: Livre

Data: 31/07

Local: Audicine

Hora: 19h

Sinopse: Um espetáculo de dança e teatro inspirado pelo trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch, ressaltado em seus detalhes, formas e cores. O espetáculo é estrelado por dançarinos da cidade de Wuppertal e seu entorno, local de origem de Pina e por ela considerado como sua força criativa.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa

Documentário “Vilhena em Acordes” é lançado com roda de conversa e destaca a diversidade musical da cidade

Documentário “Vilhena em Acordes” é lançado com roda de conversa e destaca a diversidade musical da cidade

O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est

Lei Paulo Gustavo viabiliza mostra de cinema que alcança mais de 1.400 pessoas em Vilhena

Lei Paulo Gustavo viabiliza mostra de cinema que alcança mais de 1.400 pessoas em Vilhena

A Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), possibilitou a realização da mostra "Cinema de Rua:

Escola livre de Teatro Wankabuki oferece Oficinas híbridas e gratuitas

Escola livre de Teatro Wankabuki oferece Oficinas híbridas e gratuitas

A ELT Wankabuki inicia a etapa de oficinas da escola, os interessados podem participar das aulas no formato presencial e virtual. Os (as) interessad

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)