Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mariana Carvalho destaca avanços para jovens negros de Rondônia depois da audiência pública da CPI sobre violência contra a juventude


Mariana Carvalho destaca avanços para jovens negros de Rondônia depois da audiência pública da CPI sobre  violência contra a juventude - Gente de Opinião
A deputada Mariana Carvalho (PSDB) que articulou a realização em Rondônia da audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga a Violência contra Jovens Negros e Pobres no Brasil, destacou os avanços para esse grupo social após os debates desta segunda – feira em Porto Velho, 6.

Durante o evento que lotou o plenário e as galerias da Assembleia Legislativa de autoridades, militantes da causa e representantes de movimentos sociais, os integrantes do colegiado receberam a notícia do presidente da Casa de Leis, Maurão de Carvalho, que o Legislativo estadual vai abraçar essa causa.

O presidente da Casa participou da audiência com outros deputados estaduais e destacou o papel do parlamento na discussão de temas interesse da população. “Precisamos mapear o crescimento do número de jovens vítimas da violência”, declarou o parlamentar, que manifestou o interesse de se criar uma CPI também na Assembleia com esse mesmo propósito.

Porto Velho não estava na lista das cidades que iriam sediar as audiências públicas da CPI, mas a deputada Mariana Carvalho na condição de vice – presidente do colegiado solicitou aos demais membros que contemplassem a Capital rondoniense com essa discussão por considerar importante debater a questão no âmbito estadual.

“Solicitei a realização dessa audiência em Porto Velho não com base apenas nas estatísticas de violência porque Rondônia está na 17ª posição no cenário nacional, distante de estados que lideram o ranking como, por exemplo, Alagoas e Paraíba”, explicou a tucana.

Gente de OpiniãoEla esclareceu, entretanto, que o principal motivo da sua preocupação é o fato da proximidade de Rondônia com a Bolívia o que na sua visão, facilita o acesso de jovens ao mundo das drogas, contribuindo com a violência, inclusive em casos de acerto de contas.

A congressista comprovou o seu argumento ao fazer diligência com os demais membros da CPI na manhã desta segunda – feira no Refúgio Canaã, centro de tratamento de dependência química. Nos seus depoimentos à comissão, os ouvidos disseram que realmente a fronteira com a Bolívia facilita o acesso as drogas, principalmente pelo preço baixo.

Diante da sua iniciativa, Mariana Carvalho foi elogiada pelo presidente da Comissão, o deputado Reginaldo Lopes (PT – MG) e pela relatora, a deputada Rosângela Gomes (PRB – RJ).

“Mariana vem fazendo um papel importante nos encaminhamentos das nossas proposições, inclusive dentro do seu partido e está de parabéns por ter trazido esse tema tão importante para Rondônia”, concluiu o presidente da CPI.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)