Terça-feira, 7 de julho de 2015 - 12h40

A deputada Mariana Carvalho (PSDB) que articulou a realização em Rondônia da audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga a Violência contra Jovens Negros e Pobres no Brasil, destacou os avanços para esse grupo social após os debates desta segunda – feira em Porto Velho, 6.
Durante o evento que lotou o plenário e as galerias da Assembleia Legislativa de autoridades, militantes da causa e representantes de movimentos sociais, os integrantes do colegiado receberam a notícia do presidente da Casa de Leis, Maurão de Carvalho, que o Legislativo estadual vai abraçar essa causa.
O presidente da Casa participou da audiência com outros deputados estaduais e destacou o papel do parlamento na discussão de temas interesse da população. “Precisamos mapear o crescimento do número de jovens vítimas da violência”, declarou o parlamentar, que manifestou o interesse de se criar uma CPI também na Assembleia com esse mesmo propósito.
Porto Velho não estava na lista das cidades que iriam sediar as audiências públicas da CPI, mas a deputada Mariana Carvalho na condição de vice – presidente do colegiado solicitou aos demais membros que contemplassem a Capital rondoniense com essa discussão por considerar importante debater a questão no âmbito estadual.
“Solicitei a realização dessa audiência em Porto Velho não com base apenas nas estatísticas de violência porque Rondônia está na 17ª posição no cenário nacional, distante de estados que lideram o ranking como, por exemplo, Alagoas e Paraíba”, explicou a tucana.
Ela esclareceu, entretanto, que o principal motivo da sua preocupação é o fato da proximidade de Rondônia com a Bolívia o que na sua visão, facilita o acesso de jovens ao mundo das drogas, contribuindo com a violência, inclusive em casos de acerto de contas.
A congressista comprovou o seu argumento ao fazer diligência com os demais membros da CPI na manhã desta segunda – feira no Refúgio Canaã, centro de tratamento de dependência química. Nos seus depoimentos à comissão, os ouvidos disseram que realmente a fronteira com a Bolívia facilita o acesso as drogas, principalmente pelo preço baixo.
Diante da sua iniciativa, Mariana Carvalho foi elogiada pelo presidente da Comissão, o deputado Reginaldo Lopes (PT – MG) e pela relatora, a deputada Rosângela Gomes (PRB – RJ).
“Mariana vem fazendo um papel importante nos encaminhamentos das nossas proposições, inclusive dentro do seu partido e está de parabéns por ter trazido esse tema tão importante para Rondônia”, concluiu o presidente da CPI.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)