Quinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo de Rondônia estabelece parceria com prefeitura e União para regularizar área conhecida como Figura A, em Porto Velho


 Gente de Opinião
Bairro Triângulo faz parte da área conhecida como Figura A

Os moradores dos bairros que formam a região conhecida como Figura A, onde residem cerca de 20 mil famílias e é a parcela urbana mais antiga e central da capital, aguardam há pelos menos 30 anos a regularização fundiária da área. O que até hoje não foi viabilizado devido a uma falta de entendimento sobre a delimitação e posse do local.

No início da década de 1980, o Governo Federal demarcou a região em que fica a Figura A, separando o que deveria ser área do estado e área da União.  De lá pra cá, com o surgimento de novas legislações, surgiu a polêmica de quem pertencia a Figura A, se ao estado ou a União. Devido a este empecilho, a regularização fundiária até hoje não pode ser realizada. Mas graças a persistência dos moradores e a intenção do governo de Rondônia em resolver essa situação, finalmente uma nova parceria foi estabelecida para resolver o problema.

Em recente audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), intermediada pelo deputado Estadual Jesuíno Boabaid, o governo do estado, a União e o município de Porto Velho discutiram os melhores caminhos para a regularização. Entre vários explanações os três órgãos se colocaram a disposição para resolver o problema de titulação da área para os moradores, que aguardam o domínio de seus lotes há três décadas.

O vice-governador do estado, Daniel Pereira, se colocou à disposição para que a regularização da área seja feita imediatamente e da forma mais prática. “Se formos pelo lado judicial essa questão vai levar muito tempo, muitos anos. Precisamos ser práticos e se for preciso vamos até Brasília buscar entendimento com a presidente da república, para que isso seja resolvido sem que seja preciso recorrer à justiça e esperar por mais décadas”, disse.

Ainda na audiência pública, Quilvia Carvalho, coordenadora estadual de regularização fundiária urbana, sugeriu a criação de uma comissão representada pelos três órgãos e deputados estaduais, para dar imediatismo às ações. “Através da comissão podemos traçar um cronograma de ação para que as etapas a serem realizadas na regularização da Figura A sejam bem definidas e cumpridas dentro dos prazos estabelecidos. A importância dos deputados vai fortalecer essa atuação, pois há certas dificuldades que, com mais apoio, poderão ser resolvidas com mais agilidade”, finalizou Quilvia.

Nessa quinta-feira, 26, haverá uma reunião com os deputados estaduais e representantes do governo do estado, União e município de Porto Velho, às 16h, na sala de reunião da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), para traçar os primeiros procedimentos da regularização fundiária urbana da Figura A.
 


Fonte
Texto: Júlia Scherer
Fotos: Júlia Scherer
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e destaca avanços concretos para moradores do Soldado da Borracha

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e destaca avanços concretos para moradores do Soldado da Borracha

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) participou nesta quarta-feira (25) de uma importante reunião no Palácio do Governo, no gabinete do go

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

O deputado estadual Luís do Hospital (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) da Assembleia Legislativa de R

Deputado Alan Queiroz propõe isenção de ICMS para mototaxistas na compra de motos novas

Deputado Alan Queiroz propõe isenção de ICMS para mototaxistas na compra de motos novas

O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), a adoção de providências para conceder a isenção do

Veja como está a 1ª. pesquisa do Instituto Vision para pré-candidatos a deputado estadual em Rondônia

Veja como está a 1ª. pesquisa do Instituto Vision para pré-candidatos a deputado estadual em Rondônia

O instituto Vision Survey divulgou hoje a sua primeira pesquisa de intenção de votos para os pretensos pré-candidatos a deputado estadual em Rondôni

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)