Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Dragagem do Rio Madeira inicia até 5 de setembro


Os serviços de mobilização e preparação dos pontos para dragagem da Hidrovia do Madeira terão início nos próximos dias. A remoção dos sedimentos oriundos da cheia histórica do rio Madeira, ocorrida em março, deve ser iniciada em até 30 dias após a emissão da ordem de serviço, assinada nesta quarta-feira (06/08), em Porto Velho (RO), ou seja, até 05 de setembro. O contrato com a empresa Duotec Dragagem e Comércio LTDA, vencedora da concorrência pública, tem duração de quatro meses e prevê o desassoreamento do calado operacional nos 1.086 quilômetros da hidrovia.

A licitação foi realizada pela Companhia Docas do Maranhão (Codomar) e a Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental – AHIMOC. A assinatura do contrato ocorreu durante o Roadshow realizado na capital rondoniense para apresentação de resultados do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental (EVTEA) e dos projetos básico e executivo para melhoramentos na Hidrovia do Rio Madeira, Mamoré e Guaporé, a cargo do consórcio Leme/Petcon, contratado para elaboração dos estudos.

Assista entrevista de Miguel de Souza,
comentando as várias obras federais em RO

Monitoramento permanente

A licitação para os serviços de monitoramento, dragagem de manutenção, balizamento e sinalização da hidrovia, possibilitarão a sua operação durante o ano todo, será realizada até o final deste ano. O contrato será firmado pelo período de cinco anos.

O Sistema Hidroviário do Rio Madeira – constituído pelos Rios Madeira, Mamoré e Guaporé – é considerado fundamental para o desenvolvimento regional, devido à sua posição estratégica, localizado entre Porto Velho (RO) e a sua foz no Rio Amazonas (AM). O Rio Madeira, afluente da margem direita do Rio Amazonas, é um pilar tanto para o transporte de passageiros como de escoamento para os mercados externos da produção de grãos do Centro-Oeste, sendo uma alternativa eficaz para minimizar a saturação do modelo atual baseado no binômio Rodovia-Portos de Santos e Paranaguá.

Os investimentos garantirão a navegabilidade da hidrovia e permitirão um maior aproveitamento deste recurso natural disponível, trazendo benefícios como eficiência e segurança no transporte de carga e de passageiros, capacidade de concentração de carga e maior controle fiscal. Por outro lado, em face da redução da utilização das rodovias, serão minimizados o consumo de combustível, emissão de poluentes, número de acidentes, custos operacionais e impactos ambientais.

O consórcio Leme/Petcon levou dois anos para conclusão do EVTEA, uma vez que os estudos exigiram um intenso trabalho de campo. O desenvolvimento das ações também incluiu a realização de reuniões participativas, realizadas em sete cidades, a fim de ouvir a população sobre seus interesses, antes de realizar o projeto. A conclusão do trabalho se dá com a promoção do Road Show, apresentado em três etapas. A primeira foi realizada em Brasília (DF) na semana passada e a última ocorre na próxima sexta-feira (09/08), em Itacoatiara (AM).

Ponte do Rio Madeira

Aproveitando a passagem pela capital de Rondônia, o Secretário de Gestão dos Programas de Transportes do Ministério dos Transportes, Miguel de Souza, fez uma vistoria, nesta terça-feira (05/08), nas obras da Ponte do Rio Madeira, prevista para ser inaugurada em setembro pelo ministro Paulo Sérgio Passos. Com 975 metros de extensão por 12 metros de largura, a ponte fará a ligação dos estados de Rondônia e Amazonas pela BR-319, facilitando o escoamento da produção regional. A obra está sendo executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. (AP)

Fonte: Ministériodos Transportes

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)