Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vereadores envolvidos na Operação Apocalipse são absolvidos na Câmara Municipal


Nesta terça-feira (12) os cinco vereadores envolvidos na Operação Apocalipse, Jair Montes (Sem partido), Cabo Anjos (PDT), Pastor Delso (PRB), Marcelo Reis (PV) e Eduardo Rodrigues (PV), foram julgados pela Câmara Municipal de Porto Velho. Todos os parlamentares foram absolvidos das punições determinadas pela Comissão Processante da Casa.

Sid Orleans (PT), que presidiu a sessão de julgamento, afirmou que o resultado não era o esperado por ele. "Eu defendia a punição política para todos, de acordo com o grau de envolvimento e as provas arroladas contra cada um dos vereadores suspeitos de envolvimento na operação apocalipse", comentou Orleans.

Jair Montes, caso fosse condenado, teria o mandato cassado pela Casa de Leis, mas por um voto, a punição não foi cumprida. Votaram contra o relatório da Comissão Processante os vereadores Jurandir Bengala (PT), Macário Barros (PSB) e Chico Lata (PP). Para que o processo de cassação fosse acatado, 14 dos 21 parlamentares deveriam votar a favor do parecer da Comissão.

Na mesma votação, Márcio Pacele (PSB) se absteve da escolha. Estavam ausentes os vereadores Edemilson Lemos (PSDB), Walter Canuto (PSB) e Porfírio Costa (PSDB), os dois últimos suplentes, convocados para participar especificamente desta sessão. Costa, após pronunciamento, deixou o plenário sem votar. De acordo com Sid Orleans, a saída do parlamentar teve grande importância para a não cassação e outras punições aos vereadores julgados.

O vereador Cabo Anjos, que também tinha como condenação a cassação do mandato, também recebeu a mesma votação que o processo de Jair Montes. Na votação do relatório do vereador Pastor Delso, os parlamentares mantiveram o mesmo voto.

O vereador Marcelo Reis teria censura de 30 dias - caso fosse condenado - e para Eduardo Rodrigues censura pública. Para as duas condenações menores, eram necessários 11 votos válidos, mas apenas nove parlamentares aprovaram o relatório da Comissão Processante.

"Mesmo estando com a sensação do dever cumprido enquanto parlamentar e representante do povo de Porto Velho, respeito o posicionamento dos nobres parlamentares que se pronunciaram contra a cassação e comungo o sentimento de pesar que assola uma parcela considerável da população que esperava a cassação como uma prova de moralidade desta Casa de Leis", opinou Orleans.

O caso

No dia 4 de julho a Polícia Civil (PC) de Rondônia deflagrou a Operação Apocalipse, com a finalidade de investigar o envolvimento de parlamentares nos crimes de tráfico de drogas e financiamento de campanhas com verba ilícita. A organização criminosa, segundo a PC, era chefiada por Alberto Ferreira Siqueira (Beto Baba) e Fernando Braga Serrão (Fernando da Gata).

Além de parlamentares municipais, os deputados estaduais estaduais José Hermínio Coelho (PSD) - presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia - , Ana da 8 (PT do B), Cláudio Carvalho (PT), Adriano Boiadeiro (PRP), Cláudio Carvalho (PF) e Jean Oliveira (PSDB).

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)