Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Homem Bomba se entrega à justiça e cria clima de terror na classe política e empresarial


A lei das cotas

Instituída em 1995, a lei que estabeleceu cotas para mulheres na política vai completar 18 anos no próximo dia 29, domingo. A coisa começou com a exigência de 20 por cento das mulheres como candidatas e hoje a percentagem aumentou para 30 por cento.

Mesmo com uma população feminina já acima da masculina no Brasil, as mulheres, que já elegeram Dilma Rousseff a presidência da Republica, não tem demonstrado interesse em disputar cargos eletivos. Os partidos políticos não estão conseguindo atender as cotas exigidas pela justiça eleitoral e começaram uma corrida contra o tempo para o lançamento de candidatas, cujas inscrições se encerram no próximo dia 4 de outubro.

Em Brasília, deputadas e senadoras, preocupadas com a situação lançaram a campanha “Mulher Tome Partido, Filie-se“ com apoio das Nações Unidas. Enfim, todos os esforços estão sedo envidados para que as siglas partidárias – agora são 32 – atendam os requisitos exigidos pela lei. Tem sido difícil convencer a mulherada a disputar cargos públicos, mesmo porque em campanhas elas são vitimas de toda sorte de calunias – mais do que os homens – e isto mais a desmoralização da classe política tem afastado o segmento das pelejas.

Homem bomba                          

Gente de OpiniãoQuase dois anos depois do escândalo Termópilas, o ex-presidente da Assembléia Legislativa, Valter Araujo (PTB) se entregou a justiça. Um clima de terror se instalou na classe política e empresarial com rabos felpudos, já que Araujo é considerado um baita homem bomba e se abrir o bico vai complicar e arrastar muita gente para o inferno.
 

Delação premiada

Como a coisa tem pinta de acordo com delação premiada, alguns deputados estaduais envolvidos na Operação Termópilas estão apavorados com a possibilidade de Araujo confirmar na justiça o célebre confinamento de um grupo de parlamentares num hotel luxuoso em Manaus e pagamento de propinas naquele episódio da eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa. Tem bombas estourando na aldeia.
 

A impunidade

Na contramão com a voz rouca das ruas, em âmbito federal os mensaleiros vão salvando o pescoço com a frouxidão das regras no Supremo e em Rondônia, além de todos os deputados estarem soltos – de todas as operações Dominó, Termópilas e Apocalipse – até o vereador mafioso Jair Montes acabou sendo libertado. É a desmoralização da sociedade brasileira em todos os níveis.

Homem Bomba se entrega à justiça e cria clima de terror na classe política e empresarial - Gente de OpiniãoAliança e exigência

O eixo de apoio da pré-candidatura do ex-presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos ao governo do estado é formado pelo PSDC/PP/PPS/PR. Na primeira reunião da coordenação de campanha, outras siglas também se fizeram presentes como o PV e o PTN. Ao todo são dez agremiações políticas no projeto. Todas querem que o vice indicado seja de Porto Velho.

Gente de OpiniãoApoio de Cassol

Além das costuras em andamento, a coalizão  de Neodi já conta com as bênçãos do ex-governador e atual senador Ivo Cassol que liderava até pouco tempo as pesquisas de  intenções de votos ao governo em todo estado. No primeiro encontro, o senador deixou bem claro que a família decidiu que nenhum nome do clã disputará cargo eletivo em 2014.

Gente de OpiniãoAssumindo o PR

O deputado Luiz Cláudio deixou o PTN e assumiu o comando estadual do PR, que era da empresária Jaqueline Cassol. Ele alinhava um acordo para disputar cadeira à Câmara Federal herdando as bases eleitorais do atual deputado Carlos Magno (PP), com impedimento perante a justiça eleitoral para disputar a reeleição.

Homem Bomba se entrega à justiça e cria clima de terror na classe política e empresarial - Gente de Opinião

As processantes

As Comissões Processantes da Assembléia Legislativa e Câmara de Vereadores de Porto Velho começaram a trabalhar visando um julgamento justo para os pilantras envolvidos na Operação Apocalipse. Como o MP estadual “inocentou” quase todos, no Poder Legislativo estadual, só restou à deputada Ana da Oito para pagar o pato por todos. Ela própria acredita que escapa, porque senão”vou abrir o bico”. Arre!

Homem Bomba se entrega à justiça e cria clima de terror na classe política e empresarial - Gente de Opinião



 

Via Direta

*** Com a aprovação do PCSS, os servidores da ALE voltaram à lua de mel com a mesa diretora da Casa de Leis *** Os funcionários mais antigos – com 30 anos de casa – começam a se aposentar a partir de fevereiro de 2014 *** O ex-prefeito Roberto Sobrinho continua quietinho da silva. Este apreendeu mesmo que falar demais é dar bom dia a cavalo...

Homem Bomba se entrega à justiça e cria clima de terror na classe política e empresarial - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

Lição da naturezaO “nacionalismo” do slogan MAGA (Make America Great Again), aplicado pelo presidente Donald Trump, tem a crueldade da força bruta,

Hildon Chaves vai interiorizando sua candidatura ao governo de Rondônia

Hildon Chaves vai interiorizando sua candidatura ao governo de Rondônia

Yes, nós temos terras rarasManipuladas por robôs e interesses particulares, as bolhas político-eleitorais passaram a ideia de que o tarifaço impost

Liberados pela justiça e livres das amarras da inelegibilidade, Cassol e Gurgacz entram para valer nas eleições 2026

Liberados pela justiça e livres das amarras da inelegibilidade, Cassol e Gurgacz entram para valer nas eleições 2026

Recursos para agirÀ medida que se aproxima a realização da COP30, marcada para novembro, há duas expectativas principais se avolumando nos bastidor

Nas temporadas eleitorais os políticos se esmeram em promessas para iludir o povo

Nas temporadas eleitorais os políticos se esmeram em promessas para iludir o povo

COP e CurupiraComo tudo é passível de críticas, e quando são bem embasadas e não apenas fígado enfermo ajudam a melhorar e evoluir, o mítico espírit

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)