Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Nota de Esclarecimento da Sesdec


A Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e a Polícia Civil esclarecem fatos relacionados à Operação Apocalipse.

A investigação que deu causa à Operação Apocalipse teve início em dezembro de 2011, apurando ações criminosas relacionadas ao tráfico de drogas e financiamento para o tráfico. O inquérito policial teve pedidos de dilação de prazo devido sua complexidade, sendo todo processo sempre acompanhado e fiscalizado pelo Poder Judiciário e Ministério Público.

No decorrer dos atos investigativos observaram-se ações criminosas variadas e entrelaçadas entre particulares e agentes públicos, de modo articulado, sofisticado e para a reiterada consecução de seus objetivos, favorecendo pessoas com a obtenção de vantagens ilícitas, em detrimento do patrimônio público e privado.

Além dos crimes inicialmente investigados, diligências policiais constataram as execuções de crimes como falsificação de documentos, estelionato, peculato, corrupção (ativa e passiva), tráfico de influência, prevaricação e quebra de sigilo funcional e formação de quadrilha.

Durante a fase investigativa a Polícia Civil reuniu diversos tipos de provas deflagrando no último dia 04 de julho a Operação Apocalipse para o maior e melhor esclarecimento dos fatos, assim como interromper ações criminosas e assegurar a aplicação da lei penal, procedendo, com a autorização do Poder Judiciário, a apreensão de instrumentos e provas do crime e prisão de pessoas relacionadas aos delitos, bem como afastamento de agentes públicos de seus cargos.

Assim como determina o ordenamento jurídico, as diligências respeitaram todas as exigências legais desde o início até a deflagração da Operação Apocalipse, sendo representado por medidas cautelares as quais foram executadas em cumprimento à ordem judicial.

Na quadrilha verificou-se núcleos interdependentes que agiam para a consecução dos seus objetivos escusos.

A Sesdec informa ainda que a Operação Apocalipse teve início em momento político totalmente diverso do atual, fato que, por si só, já comprova que não há nenhum tipo de perseguição política ou pessoal, ou motivação particular e nenhuma outra conotação desse gênero. O que há é o dever constitucional  da Secretaria de Segurança Pública do Estado e da Polícia Civil de combaterem as práticas criminosas em Rondônia nas suas mais variadas modalidades.

Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania / Polícia Civil

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PF combate falsificação de diplomas na Universidade Federal de Rondônia

PF combate falsificação de diplomas na Universidade Federal de Rondônia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24/10), a Operação Loki, com o objetivo de combater a prática de falsificação de documentos

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Guajará-Mirim/RO

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Guajará-Mirim/RO

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (23/10), a Operação Occultus, destinada a combater crimes relacionados à posse e ao armazenamento de

PF deflagra Operação Persona contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

PF deflagra Operação Persona contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

Nesta quarta-feira (22/10), a Polícia Federal deflagrou a Operação Persona, com o objetivo de combater crimes relacionados ao abuso sexual infantoju

PF, em ação conjunta, apreende aeronave com cerca de meia tonelada de droga em área de mata fechada em Machadinho d’Oeste/RO

PF, em ação conjunta, apreende aeronave com cerca de meia tonelada de droga em área de mata fechada em Machadinho d’Oeste/RO

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil de Rondônia (PC/RO), Polícia Militar de Rondônia (PM/RO) e Polícia Militar de Mato Grosso (P

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)