Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE cancela homenagem a pecuarista acusado de ser mandante da morte de advogado


Pela primeira vez na história do parlamento rondoniense, a outorga (concessão) de uma honraria foi revogada. A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou em sessão extraordinária, Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do deputado Hermínio Coelho (PSD), revogando o decreto anterior, que concedia a Medalha do Mérito Legislativo, ao pecuarista José Milton de Andrade Rios, acusado de ter sido o mandante da morte do advogado Agenor Martins de Carvalho na década de 80.

Deputados estaduais aprovaram por treze votos favoráveis nesta terça-feira (16.04) Projeto de Decreto Legislativo de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), revogando um outro decreto legislativo, o de número 460, de 10 de abril de 2013. Trata-se da concessão da Medalha de Mérito Legislativo ao senhor José Milton de Andrade Rios.

A homenagem havia sido proposta pelo então deputado Jesualdo Pires (PSB), que renunciou ao mandato na Assembleia Legislativa para ser prefeito de Ji-Paraná. Hermínio Coelho disse que telefonou para Jesualdo para tratar do caso, mas não conseguiu falar com ele.

O presidente da Assembleia lembrou que a Casa de Leis tem recebido críticas devido à homenagem, já que o pecuarista José Milton de Andrade Rios é acusado de ser o mandante do assassinato do advogado Agenor Martins de Carvalho. Inicialmente a matéria foi colocada em discussão.

O deputado Kaká Mendonça (PTB) disse que a Assembleia Legislativa não deve mudar decisões somente porque sites de notícia criticam a Casa de Leis. “Mas fico tranqüilo em votar a favor do decreto apresentado por Hermínio Coelho, porque eu não era deputado quando aconteceu a aprovação inicial. Só lembro que o pecuarista foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Ji-Paraná”, destacou.

O deputado Euclides Maciel (PSDB), que tem base eleitoral em Ji-Paraná, disse que conhece o pecuarista José Milton de Andrade Rios. “Ele só foi homenageado pela Câmara de Vereadores porque é tio do presidente. Sou contra a homenagem. Acompanho a decisão do deputado Hermínio Coelho”, disse o parlamentar.

Fonte: Decom / Nilton Salina e Paulo Ayres
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)