Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE esclarece sustação de processos contra deputados


Nota Oficial
 

Tendo Tendo em vista notícia veiculada na imprensa de que estaria ocorrendo protecionismo em favor de deputados processados perante o Tribunal de Justiça de Rondônia, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, presta os seguintes esclarecimentos:

1. A sustação de Ação Penal em relação aos parlamentares é matéria assegurada e consagrada na Constituição Federal.

2. A sustação não significa ingerência no Tribunal de Justiça e tão pouco determina o fim de quaisquer processos investigatórios.

3. A sustação de Ação Penal também não significa impunidade, uma vez que encerrado o Mandato Parlamentar, o processo tem sequência normal.

4. O detentor de Mandato Parlamentar possui foro privilegiado e prerrogativas, como no caso do instituto da imunidade parlamentar.

5. O Excelentíssimo Senhor Deputado Hermínio Coelho, na qualidade de Presidente, cabe assinar em nome da Assembleia Legislativa, todos os atos administrativos, dentre estes o Decreto Legislativo nº 461 de 10 de abril de 2013 e o Decreto Legislativo nº 462 de 10 de abril de 2013, sustando o trâmite no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, os processos em relação a Excelentíssima Senhora Deputada Ana da Oito e do Excelentíssimo Senhor Deputado Flávio Lemos.

6. Quanto ao posicionamento político do Excelentíssimo Senhor Deputado Hermínio Coelho, cabe ressaltar que na apreciação e deliberação de Projetos de Resolução referente a sustação de Ação Penal, ocorre a abstenção regimental.

7. Concluído os processos de apreciação e votação, e sendo aprovado pelos Senhores Deputados, cabe apenas ao Excelentíssimo Senhor Presidente da ALE, Deputado Hermínio Coelho, cumprir seu dever constitucional, assinando os respectivos decretos.

8. Não existem manobras protecionistas, mas tão somente a observância de prerrogativas constitucionais asseguradas aos parlamentares.

Paulo Ayres de Almeida

Diretor de Comunicação Social

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes cobra ações urgentes do Governo Federal para conter crise no setor leiteiro em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra ações urgentes do Governo Federal para conter crise no setor leiteiro em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) enviou um ofício ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, manifestando profunda pr

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular

O cenário político em Rondônia ganhou novos contornos nos últimos dias após análises públicas apontarem possíveis mudanças no tabuleiro estadual. En

Os deputados vão buscar meios para a reparação das famílias afetadas e para evitar que novos produtores sejam atingidos

Os deputados vão buscar meios para a reparação das famílias afetadas e para evitar que novos produtores sejam atingidos

Em sessão presidida pelo deputado Cirone Deiró, nesta quarta-feira (29), os parlamentares estaduais se posicionaram contra a medida adotada pelo Gov

Assembleia Legislativa de Rondônia lança edital de concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia lança edital de concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (29), o edital do 2º concurso público da Casa de Leis. A

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)