Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cadê o relógio? Cadê o painel? Cadê???


Frase do Dia:


"Não podemos exigir uma nação de fidalgos nem exigir algum tipo de racionalidade de quem confunde militância política com barbárie.” – Sandro Vaia, jornalista sobre Yoani Sánchez, blogueira cubana, insultada de forma no Brasil.

Gente de OpiniãoI-Minha meia verdade

Salvo o fato de que seu blog é na Ilha do Obscurantismo a nesga de luz que um farol lança sobre o mar, nada sei da vida extra-blog de Yoani Sánchez e ainda assim, monoglota de pai, mãe e parteira, pouco compreendo do que escreve em sua língua mãe. Fosse outro tempo quando eu era jovem e encantado, como a turba anti-Yoani e sonhava o mundo em bandas  de direita e esquerda, com a paixão própria dos moços por mitos como Che ou Fidel e, talvez lá estivesse eu com a minha meia verdade tentando calar a cubana, ainda que sua verdade seja apenas meia verdade. A estupidez e a intolerância não iluminam, mas juntas produzem um brilho efêmero que atrai os iguais e repele os contraditórios. Como bundas de pirilampos.
 

Cadê o relógio? Cadê o painel? Cadê??? - Gente de OpiniãoII-Patrões e empregados

Reviravolta na guerra de patrões pelo controle da Fiero. Denis Baú considerado carta fora do baralho reassume a presidência por ordem da justiça que extinguiu a ação proposta por seus pares. Entre empregados uma daquelas brigas da República Sindical Brasileira quase afasta do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato, osso duro de roer. Segundo ele, a coisa tem a ver com contas da Escola Chico Mendes e com o racha do PT, pró e contra Sobrinho. A CUT indicou o Nonato para presidir o Conselho, mas o cargo é dele, pessoa física e não da instituição. A CUT pode até querer, mas Raimundinho, o tal do osso duro, só sai se quiser.   

Cadê o relógio? Cadê o painel? Cadê??? - Gente de OpiniãoIII-Ou vai ou racha

A velha Estrada do Belmont, aquele trecho com pelo menos 10 caveiras de burro enterradas no Bairro Nacional e que liga nada a lugar nenhum, acaba de ganhar, pai, mãe e padrinho. O DER vai refazer o trecho com uma intervenção urbana para ordenar o trânsito e construções, preservar o meio ambiente e ligar os pontos de origem e destino. Obra pequena, mas cara e que deve ficar pronta este ano. Na dúvida sobre paternidade, o governo do estado assumiu o “bichim feio”, vez que pela Estrada do Belmont trafega quase todo PIB do Estado. Mosquini diretor do DER vai batizar a estradinha feiosa e enjeitada. Acho que agora vai. Ora se vai...

Gente de OpiniãoIV-Falando Mosquini...

Pelo andar da mula veia Porto Velho ganhou um defensor de peso. Prefeito por excelência, Confúcio Moura destinou obras, reparos e projetos para a capital. Além de asfaltar estradas e ruas do município, projetos para ligação da BR 319 com a ponte sobre o Rio Madeira, obras para transformar o Espaço Alternativo em Espaço Definitivo, além de obras de drenagem de canais e urbanização de praças. Se metade do que está na planilha do DER/DEOSP sair, o PMDB de Confúcio, Raupp e Marinha recupera sua credibilidade com o portovelhense e abre a disputa eleitoral com a mão na taça e de lambuja Lúcio Mosquini pode sonhar com Brasília.

Cadê o relógio? Cadê o painel? Cadê??? - Gente de Opinião

V-Cadê o relógio? Cadê o painel? Cadê???

Enquanto eu entrevistava o procurador chefe do MP de Rondonia no Tempo Real, a jornalista Antonia Lima trazia uma matéria sobre o sumiço do relógio doado por Hans Doner e painéis que ornavam a entrada de Porto Velho. De soslaio acompanhei a expressão de pura surpresa do Dr. Heverton Aguiar que comentou: “Onde estão? Como é que sumiram e ninguém viu?” Já pensou um baiano descobrir que o Elevador Lacerda sumiu ou um carioca olhar para o alto e achar que o Cristo Redentor se pirulitou do morro. O procurador encarou a reportagem como denúncia e vai escalar o Gal. Custer e o 7º de Cavalaria para descobrir o esconderijo. (Assista AQUI, vídeo histórico, onde a arquiteta Hélvia Lúcia Fraga e Silva fala sobre a história de Rondônia é contata através do  monumento "Mural dos Pioneiros" inaugurado no governo do saudoso Cel Jorge Teixeira de Oliveira).

VI-Custo da energia: quanta diferença

Todo o dia pela TV recebo reclamações de consumidores sobre o valor da conta de energia elétrica e pelo volume e lei do menor esforço, desanco a Eletrobrás Distribuição Rondônia, distribuidora de energia. Esta semana num evento no Aquarius, técnicos e diretores da SAE, Santo Antonio Energia passaram informações relevantes, daquelas que estão na nossa cara e a gente não percebe. Num dado momento o susto: claro que todos sabem que a energia gerada por uma hidrelétrica é mais barata que a gerada por uma térmica, mas não quanto. Divido o susto e os kW/h com vocês: custo da geração pelas hidreletrica de Santo Antonio ou Samuel R$ 100,00. Custo da geração pela Termonorte R$ 524,00. E é por aí que a coisa vai. 

VII-Fio desencapado

O expert em energia, Edson Lobão – sabe tudo do assunto – disse que vai dar uma força às empresas de distribuição de energia que estão matando cachorro a grito. Para ele quem está na pior é porque usou a geração de eletricidade a partir das usinas térmicas. “As empresas de distribuição serão assistidas. Encontraremos uma solução para o caso até segunda-feira”, prometeu hoje o ministro. Essa história é fruto da reunião de vários executivos e autoridades do governo para tentar evitar um aumento nas tarifas dos consumidores. Uma das soluções será liberar linha de crédito, utilizar fundos setoriais e antecipar o regime das bandeiras tarifárias, previstas para 2014. Ou isso ou curto circuito à vista na popularidade do governo.

Cadê o relógio? Cadê o painel? Cadê??? - Gente de OpiniãoVIII-Desocupando a moita

Ouvi de um secretário municipal de Porto Velho que dificilmente ficaria no cargo. Insatisfeito com os rumos da nova administração, disse que iria apresentar sua carta de demissão. Por ora a coisa não aconteceu. Ao comentar com um colega jornalista sobre o fato, fui informado que outro secretário também estaria somente esperando que a canoa encostasse para pular fora. Apenas para lembrar, estamos com pouco mais de 50 dias de administração e é cedo para que defecções ocorram entre membros da equipe, mas pode ser tempo do prefeito efetuar trocas. Tem coisa que está andando aos trancos e outras paradas nos barrancos.  

Gente de OpiniãoIX-Ruim de engorda

Há poucos dias o governador Confúcio Moura reuniu o staff e ao final os secretários firmaram um termo de compromisso com metas. De lá pra cá alguma coisa até mudou mas... Rês que nega engorda tem que ir para o abate. O governador sabe disso mais que eu. Há secretários e assessores que estão no seu governo ganhando muito e fazendo pouco, como as reses que negam engorda e que por mais que comam não ganham peso. Melhor é abrir a porteira e soltar pra virar pirão de onça ou abater para salvar o couro. Esperar resultado de onde se sabe que não vai sair nada é perda de tempo e aumento de custo. Marreta na magrela!

X-Papo com Zé de Nana

X1-De que adianta ser autoridade se o MP acunha, aperta, arrocha e sem direito a chio?

X2-Com sol talvez façam. Com chuva não fazem. Sem berro as obras vão ficar como estão.

Cadê o relógio? Cadê o painel? Cadê??? - Gente de Opinião

X2-Que tal uma audiência pública ou CPI pra saber da pasmaceira? Com Dydyo e biscoito.

[email protected]

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)