Sábado, 8 de dezembro de 2012 - 19h03
A Advocacia-Geral da União (AGU) vai ajuizar na próxima segunda-feira (10/12) 95 ações com pedido de ressarcimento de valores desviados dos cofres públicos. A atuação faz parte do Dia Internacional de Combate à Corrupção celebrado em 09 de dezembro. A expectativa é recuperar R$ 69.445.815,62 devidos às autarquias e fundações públicas federais.
Serão ajuizadas 95 ações pela Procuradoria-Geral Federal (PGF). Do total, 63 cobranças serão feitas contra pessoas acusadas por improbidade administrativa e 32 processos são execuções de acórdãos proferidos pelo Tribunal de Contas da União. A atuação conta com a colaboração de procuradores federais em diversos estados.
Na atuação, serão cobrados valores devidos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Balanço
Entre janeiro e novembro de 2012 a PGF ajuizou 243 execuções fiscais de acórdãos do Tribunal de Contas da União com expectativa de recuperar R$ 291.726.380,40. Desse universo, 67 ações tratavam sobre improbidade administrativa e 1289 ações solicitavam ressarcimento ao erário.
As medidas adotadas pela Procuradoria-Geral Federal têm como objetivo a devolução de valores ao erário e também a aplicação de outras sanções, como a suspensão dos direitos políticos e a perda da função pública, as quais podem ser impostas por condenação proferida no bojo de ação de improbidade administrativa.
A atuação especial feita para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção é dirigida pela Coordenação-Geral de Cobrança e Recuperação de Créditos da PGF, órgão da AGU.
Fonte: Ascom /AGU/Uyara Kamayurá
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést
DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro
Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente
Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado
Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão
Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no