Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Regularização fundiária contempla mais de 600 moradores


Mais uma área de Porto Velho recebe os benefícios da regularização fundiária proporcionada gratuitamente pela prefeitura do Município. Desta vez os contemplados são os moradores do bairro Areal, um dos mais antigos e tradicionais da cidade. A solenidade de entrega das escrituras ocorreu Regularização fundiária contempla mais de 600 moradores - Gente de Opiniãona noite de ontem,  terça-feira (6), na Escola Padre Chiquinho, com a presença do prefeito Roberto Sobrinho.

Antes de entregar os documentos, Roberto Sobrinho falou de muitos benefícios levados para a região central da cidade durante os quase oito anos de sua gestão. Citou o asfaltamento de várias ruas nos bairros Areal, Tucumanzal, Vila Tupy e São João Batista; reforma da Escola Padre Chiquinho; reconstrução da unidade de saúde Oswaldo Piana (em andamento); recapeamento asfáltico da Avenida Campos Sales e entrega de escrituras no São João Batista, Mato Grosso e Vila Tupy, dentre outros.

O prefeito ainda recordou que o primeiro bairro regularizado em sua gestão foi o Tancredo Neves, na zona Leste da Cidade. Segundo ele, cerca de 23 mil escrituras definitivas foram entregues, um benefício para 100 mil pessoas em média. “A entrega desses documentos representa um grande benefício para as famílias. Significa que agora elas são donas de fato e de direito dos seus imóveis. É realizar um sonho de muitos anos”, frisou Roberto Sobrinho.

História

Conforme o secretário de regularização fundiária e habitação, Ian Kleber Cerqueira, foram entregues 644 escrituras aos moradores do Areal. Com essa ação, a prefeitura completou 20 bairros beneficiados. Ele recordou que o Areal foi fundado na década de 50. Até então, era apenas uma grande área desabitada de onde retiravam areia para a construção de prédios importantes, a exemplo do Palácio Getúlio Vargas, o antigo Porto Velho Hotel (hoje Unir Centro) e o prédio do relógio, dentre outros. “Regularizar esse bairro significa realizar um sonho de 60 anos”, completou.

Até o final do ano, segundo Ian Kleber, a prefeitura vai completar a regularização fundiária nos bairros Agenor de Carvalho, Nova Porto Velho e nos distritos de União Bandeirantes e Jacy-Paraná. O secretário também fez questão de agradecer e enaltecer o esforço de todos os servidores da Semur e o apoio dos cartórios.

Agradecimentos

Elogios e agradecimentos pela ação da prefeitura não faltaram. Um deles partiu da presidente da associação dos moradores do Areal, professora Helena Nina. “Nenhum prefeito antes de Roberto Sobrinho se sensibilizou com a nossa angústia”, enfatizou. Ela recordou que a população sofreu muitas ameaças de despejo até que o sonho de receber o título definitivo dos lotes fosse concretizado. “Agradeço ao prefeito Roberto Sobrinho e a todos os funcionários da Semur”, finalizou.

Também destacaram as ações da prefeitura nas mais diversas áreas, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Wilson Alves; o representante do governo do Estado, Edson Vicente; o vereador Sid Orleans e a deputada estadual Epifânia Barbosa. “Essa gestão teve um olhar diferenciado em prol das pessoas mais carentes”, afirmou Alves.

Vicente declarou que o governador Confúcio Moura determinou que o programa de regularização fundiária da prefeitura fosse copiado e levado para todos os municípios de Rondônia. Ele fez questão de agradecer a parceria do Município na implantação de quatro agências do Banco do Povo para atender os moradores da capital rondoniense.

Escrituras

A aposentada Alice Reis Pinto, 73 anos, foi a primeira a receber a escritura. O prefeito Roberto Sobrinho fez questão de entregar o documento. “É muita emoção para mim. Estou chorando de felicidade”, disse a idosa. Em seguida foi a vez de Raimunda Silva Marinho também realizar o seu sonho.

O prefeito também fez questão de entregar a escritura para a funcionária da Semur, Maria Meire da Silva, moradora do bairro Areal. “Fico feliz em poder entregar este documento a quem já me ajudou a entregar milhares de escrituras para outras pessoas”, completou.

Fonte: Augusto José
Foto: Quintela

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)