Sábado, 4 de agosto de 2012 - 05h03
.jpg)
Os carros de som de Fátima Cleide e Miguel de Souza correm a periferia afirmando que sendo eleitos farão o maior programa de regularização fundiária do Brasil. Este foi o mote de campanha de Roberto Sobrinho em suas duas eleições e quem sabe cole de novo. Tem muita coisa a se fazer neste sentido ainda.
.jpg)
As paliçadas
A coligação a “Hora e Agora” está reforçando as paliçadas na Zona Leste, a mais populosa da capital. Para Mauro Nazif e Dalton di Franco é primordial um bom desempenho nas urnas no eixo operário Tancredo/JK/Ulysses para sacramentar uma grande vitória nas eleições de outubro.
.jpg)
Tapas e beijos
Pelo resultado das votações na quarta-feira na ALE – inclusive veto aposto ao decreto do governador Confúcio de 4 de julho cortando benefícios do funcionalismo – os deputados continuam insatisfeitos com o Palácio Presidente Vargas. O problema maior é a liberação dos recursos das emendas parlamentares.
Na disputa
Depois de quase 30 anos – o último candidato lançado pelo partido foi Jerônimo Santana em 85 – o PMDB volta a disputar a prefeitura de Porto Velho com cabeça de chapa. Nos últimos 27 anos o partido foi mero coadjuvante nas administrações José Guedes (PSDB), Carlinhos Camurça (PTB) e Roberto Sobrinho (PT).
Demarcando
Por falar em PMDB, o presidente nacional Valdir Raupp não se descuida de Rondônia. Desembarcou em Porto Velho na quarta-feira decidido a influenciar na corrida sucessória da capital vitaminando a candidatura de José Augusto. Esta demarcando território como as onças do Guaporé.
Pesquisas fajutas
O que rola de pesquisas fajutas em Porto Velho – é típico em época de eleições e os políticos não se corrigem – é coisa de louco. Numa disputa onde predominam os indecisos e eles são mais da metade do eleitorado neste momento, temos na verdade é uma eleição bem aberta.
.jpg)
Nova data?
A inauguração do novo centro político e administrativo de Rondônia pode ser adiado, mais uma vez. Inicialmente o governo pensava em transferir as secretarias pouco a pouco, iniciando a mudança pela Secretaria de Educação, mas o que se vê é que a conclusão das obras, em que pese todos os esforços, demanda mais tempo.
.jpg)
Os reforços
Os secretários municipais do PMDB Wilians Pimentel e Marinho Melo e mais o vice-prefeito Emerson Castro – também do PMDB – não escondem sua predileção pela candidatura do PT Fátima Cleide. Todos queriam o partido se aliando a chapa petista, mas foram votos vencidos nas convenções municipais.
A peregrinação
O prefeito Roberto Sobrinho sabe que ficará praticamente dois anos a pão e água na mídia depois que deixar o Palácio Tancredo Neves em dezembro. Por isto tem peregrinado de rádio em rádio, TV em TV, de jornal eletrônico a jornal eletrônico nos últimos dias divulgando suas obras. É o início da despedida.
Hoje ela dá nome a um município e se apresenta como atração que vai além da motivação turística: a Cachoeira Dourada, em Goiás, oculta um desafio permanente em suas águas quentes e salgadas, trazendo mais uma vez as palavras proféticas de Antônio Conselheiro, para quem “o sertão vai virar mar”. Será que, pelo menos em Goiás, o sertão já está virando mar?
Município situado na divisa com o Estado de Minas Gerais, Cachoeira Dourada é hoje um dos mais importantes pontos turísticos do Estado de Goiás graças às suas fontes termais de água salgada, raras no mundo e também a sede da Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, que começou a ser construída em 1954.
Os fundadores e pioneiros de Cachoeira Dourada têm uma versão muito bonita sobre a origem do município. Contam que, logo acima da cachoeira, existia uma ilha transformada em cemitério pelos índios Caiapó. Sepultados dentro de um pote com todos os objetos particulares, os índios tinham suas almas protegidas por um arco-íris formado pelo brilho do sol em contato com a água da cachoeira. Após o sepultamento, os índios contemplavam o arco-íris a Ituverava (Cachoeira Dourada, no idioma Caiapó) e pediam que a cachoeira protegesse seus filhos.
A forte influência católica fez apagar por um certo tempo a tradição indígena, atribuindo o nome do local à grande quantidade de peixes que existia no Rio Paranaíba, na época da colonização, ao ponto de deixar as águas amareladas, segundo os relatos feitos. Com a valorização das tradições indígenas, a lenda da cachoeira foi evocada até para dar maior encanto às virtudes e mistérios de Cachoeira Dourada.
As águas quentes e salgadas de Cachoeira Dourada possuem poder terapêutico, pois são provenientes das camadas profundas do subsolo. Quando afloram à superfície, trazem em dissolução sais minerais: sulfato de sódio, bicarbonato, alcalina, cloreto, flúor e gases, que possuem diversas propriedades terapêuticas. Essas águas, bebidas na fonte durante vários dias em orientação médica, agem como uma lavagem do aparelho digestivo, sendo indicados nas afecções e moléstias alérgicas.
Via Direta
*** Os deputados Marcos Donadon e Zequinha Araújo lançaram suas esposas para a Câmara de Vereadores na capital *** O PSOL mobiliza a militância na Zona Leste neste final de semana *** A Festa da Melancia termina hoje em Nazaré lotada de políticos caçando votos.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros
Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)