Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Romance conta história de Vila Japonesa na Amazônia


Romance conta história de Vila Japonesa na Amazônia - Gente de Opinião

O escritor Antônio Cândido da Siva lança no próximo dia 11, no Rondon Palace Hotel, as 20 hs, “Vila Amazônia - Os koutakusseis”, pela Editora Schoba, um romance histórico-ficcional respaldado na existência de uma Vila, fundada pelos japoneses na Amazônia, que trouxe para aquela região o cultivo da juta importada da Índia e adaptada ao clima e às peculiaridades da Amazônia.

Para execução desse projeto foram formados na Escola Superior de Agricultura do Japão, 249 jovens escolhidos entre os melhores das escolas de nível médio, pertencentes a classe média alta, que vieram sob juramento de permanecerem para sempre na Amazônia. Eram os Koutakusseis.

A vinda desses jovens aconteceu entre os anos de 1931 a 1937 e, do ano seguinte até 1942, 265 famílias japonesas se juntaram a famílias de caboclos e formaram uma população de, aproximadamente, 1500 pessoas que produziam além de juta, feijão, arroz, milho e farinha que, em grande quantidade, era vendida para os mercados de Manaus e Belém, além de serem exportados, também, para o Japão.

A entrada do Japão na Segunda Guerra Mundial e o bombardeio de Pearl Harbor parece ter revelado a verdadeira intenção nipônica na Amazônia, não entendida e até aplaudida pela ignorância dos habitantes locais que imaginavam as transformações por que passaria a Vila após a vitória dos participantes do Eixo.

Vila Amazônia retrata as diferenças culturais entre os dois povos com destaque especial para as crendices, mitos, lendas e mistérios que povoam o cotidiano do ribeirinho na Amazônia.

Fala de amores proibidos e de caboclas seduzidas pelos japoneses nos milharais da terra firme ou nas planícies da várzea cobertas pelos arrozais e plantações de juta.

Fala do desenrolar da guerra e da deportação dos japoneses para o rio Acará (atual Tomé-Açu) no interior do Pará e da tristeza que envolveu os corações que deram guarida às paixões proibidas.


 


Romance conta história de Vila Japonesa na Amazônia - Gente de OpiniãoSOBRE O AUTOR

Antônio Cândido da Silva nasceu em Humaitá-AM e mora em Porto Velho desde 1945. Historiador, Romancista, Poeta e Compositor, publicou os livros Marcas do Tempo, O Vagão dos Esquecidos, Enganos da Nossa História e Diaruí. Recebeu todos os títulos e Comendas concedidos pelo Município de Porto Velho-RO e a Comenda Mal Rondon, a maior do Estado de Rondônia, no grau de Oficial. É licenciado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, membro fundador da União Brasileira de Escritores – UBE-RO e da Academia de Letras de Rondônia.


Fonte: Luciana Oliveira
 

Gente de OpiniãoDomingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ACEMDA promove em novembro oficinas culturais gratuitas para crianças e adolescentes de Vilhena

ACEMDA promove em novembro oficinas culturais gratuitas para crianças e adolescentes de Vilhena

A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) vai promover, neste mês de novembro, o p

Gabriê lança videoclipe de “Astro Rei” e transforma Porto Velho em manifesto visual do orgulho nortista

Gabriê lança videoclipe de “Astro Rei” e transforma Porto Velho em manifesto visual do orgulho nortista

A artista rondoniense Gabriê apresenta o videoclipe de “Astro Rei”, canção que se tornou um marco em sua trajetória e, por isso, ganha agora um regi

Lançamento do videoclipe 'Ancestrais' é sucesso em evento na capital Gustavo Abreu apresenta novo trabalho audiovisual em noite memorável no Restaurante Pit Bull

Lançamento do videoclipe 'Ancestrais' é sucesso em evento na capital Gustavo Abreu apresenta novo trabalho audiovisual em noite memorável no Restaurante Pit Bull

O lançamento do videoclipe da música "Ancestrais", do artista Gustavo Abreu, foi marcado por grande sucesso na noite desta quinta-feira, 30 de outub

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Levar a magia do circo, a força da arte e a acessibilidade à comunidade da Zona Leste de Porto Velho é o objetivo do projeto Circolando com o Palhaç

Gente de Opinião Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)