Segunda-feira, 21 de janeiro de 2019 - 18h27

Washington DC - 21/01/2019 - O frio implacável desde a semana passada castiga parte dos Estados Unidos semelhasse a um furacão de inverno, algo como uma "bomba ciclônica", que faz a pressão atmosférica cair rapidamente a níveis congelantes.
Depois da tormenta de neve e chuvas as temperaturas descenderam a níveis entre que variam de -22 e -30 graus Celsius entre Washington, Pensilvânia, Nova Jersey, Nova Iorque, Connecticut, Massachusetts, e Nova Inglaterra, afetando mais de 700 mil imigrantes brasileiros residentes nesses estados.
A semana começa frígida, com sensação térmica que sem exagero poder-se-ia comparar ao filme de ficção “O dia seguinte”. (Day after tomorrow)
O ar frio, está muito mais pesado que o ar quente, drenando para o sul. Este processo começou no sábado a noite e as temperaturas continuarão a cair até amanhã (terça-feira). Como o ar ainda está muito quente para a neve, a chuva congela ao entrar em contato com as árvores, causa sérios problemas as linhas de enérgia que são afetadas pelo peso do gelo que quebram os galhos das árvores interrompendo a eletricidade para milhares de consumidores.
Outros danos perceptíveis ocorrem nesse tipo de situação, sobretudo para quem dirige. E incrivelmente perigoso. À medida que as temperaturas caem, equipamentos tradicionais de fusão deixam de funcionar e a tração diminui criando condições propícias a acidentes.
Uma das recomendações das autoridades e limpar a neve o mais rápido que possível antes que se transforme em gelo. Só partir de terça-feira as condições climáticas irão melhorar gradativamente por um curto espaço de tempo pois uma outra explosão de ar frio deverá chegar no próximo fim de semana.
Geralmente todo inverno começa com pequenas quantidades de neve no entanto dessa vez a neve e o frio intenso superaram a média.
Até princípio de marco as temperaturas geralmente oscilam entre Zero e -15 graus.
As agencias governamentais recomendam uso de roupa apropriada, luvas e lenços térmicos. A temperatura real do ar vai cair essa noite abaixo da media dos últimos 20 anos, e as rajadas de vento poderão alcançar 40 km por hora.
Patos selvagens canadenses imigram para o Sul do Continente com breve passagem pela Costa Este.
Vídeo de Saraiva sobre um lago congelado no condado de Montgomery mostra a perigosa beleza. Veja:
Galeria de Imagens
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Não é revolta. É indignação e lucidez
ENGLISH VERSION INCLUDEDDeus jamais existiu fora do espaço limitado de mentes moldadas pela fragilidade humana — obscurecidas desde a infância por

Queimar máquinas não salva a Amazônia: o fracasso moral e político por trás da narrativa oficial
A recente exaltação de operações repressivas contra o garimpo ilegal no Amazonas, celebradas como grandes vitórias ambientais, revela mais sobre a f

Entre a luz e as sombras, habitamos o agora a caminho do infinito
Português – English – Español – Frances fotografia revela apenas uma estação vazia, envolta em luz e sombra, onde a arquitetura metálica se impõe co

Registro Biográfico — Adamar de Paiva Sales
Por iniciativa do Senador da República Álvaro Dias (PR), líder do partido PODEMOS, ex-Governador do Estado do Paraná e candidato à Presidência da R
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)