Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Paulo Queiroz

Expedito Júnior não poderá exibir José Serra em sua propaganda eleitoral


 
Por cima de queda, coice. Depois de perder os apoios anunciados como certos até às vésperas das convenções de agremiações importantes como o Democratas (DEM) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o candidato do PSDB ao governo de Rondônia, ex-senador Expedito Júnior, também não vai poder exibir na sua propaganda o candidato à Presidência da República pela sua legenda, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB). Clique e assista o comentário da semana do jornalista de Opinião Paulo Queiroz no Programa Viva Porto Velho.

O motivo é a decisão divulgada na semana passada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no sentido verticalizar as eleições em termos de propaganda. Pela nova norma da corte eleitoral máxima do país, está proibido que candidatos a governador exibam, na sua propaganda, o apoio de candidato à Presidência se suas coligações tiverem também outro candidato ao Palácio do Planalto.

No caso da coligação fechada por Expedito Júnior, o Partido Social Cristão (PSC), ao qual está filiado ao candidato ao Senado do seu palanque, o ex-deputado federal Agnaldo Muniz, fechou nacionalmente uma aliança com a candidata do PT à Presidência, a ex-ministra Dilma Rousseff.

Para quem leu a notícia e não a entendeu, foi esta a razão pela qual o PT, também na semana passada, determinou que o partido excluísse das suas eventuais alianças estaduais as legenda com as quais houvesse fechado acordos e que tivessem confirmado o lançamento de candidatos à Presidência.

Por precaução, no entanto, o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, determinou que a nova regra fosse submetida a novos debates antes da sua publicação. De modo que, a depender do que resultar das novas discussões, a proibição pode ou não ser revogada

Fonte: Paulo Queiroz / Rondoniasim


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dado como morto, Manelão é reanimado, mas na UTI ainda não reage ao coma

Dado como morto, Manelão é reanimado, mas na UTI ainda não reage ao coma

  Sem reagir desde o primeiro ataque, segue em coma, após sofres três paradas cardíacas, o “General da Banda”, empresário Manoel Mendonca, o “Manelão”

Raupp: minuta da Transposição é a mesma de dezembro

Raupp: minuta da Transposição é a mesma de dezembro

De Natal (RN), por telefone, o senador Valdir Raupp (PMDB) disse, ao tomar conhecimento de que a nova minuta do Decreto da Transposição atende a todos

Senador Jorge Viana ministrará aula na Faculdade Católica

Senador Jorge Viana ministrará aula na Faculdade Católica

Serão nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, e no sábado (26), das 8h às 12h, no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral (Av. Carlos Gomes),

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)