Porto Velho (RO) domingo, 27 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Quase que deixam a chave com o vigia


 
 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Ao pedir o “apoio da sociedade” para combater a miséria, a presidenta Dilma gerou preocupação: vÊm mais impostos por aí?

 

SEMÁFORO

Virou zona o semáforo da Caúla com a Rio Madeira. Faz algum tempo que a coisa ali está para lá de feia, mas parece que ninguém responsável ainda passou por lá. Na troca de ano, quem teve de cruzar aquele trecho teve de rezar para não bater ninguém, nem seu veículo, e contar com muita paciência para conseguir ir em frente. Um amigo meu, que vinha no sentido bairro/centro, disse ter cronometrado 14 minutos para ir da esquina da Sadia até atravessar o sinal. Menos de 100 metros.

 

EXPECTATIVA

(Não sou de repetir palavra em texto, mas vou fazê-lo para marcar bem a idéia): A posse do novo governador, ligado à cultura, do vice-governador, cuja esposa é tida como incentivadora da cultura em Ji-Paraná e do secretário da Secel diretamente ligado à área, gerou grande a expectativa de que o Governo enfim defina uma política cultural, instale e faça funcionar o Conselho de Política Cultural e estabeleça um calendário cultural estadual que não atenda só a expo-feiras, corrida de jericos e carnaval fora de época.

 

ACADEMIA

Sobre o assunto, a Academia de Letras de Rondônia entregou ao governador, no encontro realizado recentemente na Unir-Centro, um documento com inclusão desses itens e mais outros, inclusive que realmente transforme em realidade a Universidade do Estado.

 

CORINGA

O secretário municipal José Gadelha é uma espécie de “coringa” da administração Roberto Sobrinho. Como os resultados têm sido positivos, ele acaba assumindo novas funções, agora na questão ambiental.

 

GABINETE

O presidente da Fundação Iaripuna, folclorista e músico Altair Santos, ganhou gabinete novo, agora num espaço dentro da antiga estação de trem no complexo da Madeira-Mamoré.

 

CONSELHO TUTELAR

No tempo que eu era garoto a questão era do Juizado de Menores. Agora não sei de quem é, daí eu sugerir que o Conselho Tutelar comece a frequentar a região da Madeira-Mamoré. Tem uma garotada ali, com uniforme escolar que deve merecer atenção de quem seja responsável pela área.

 

COM O VIGIA

A decisão do ex-governador João Cahulla de não passar o cargo ao governador Confúcio Moura foi a segunda que aconteceu no Estado. A primeira foi com Osvaldo Piana, em 1991. Àquela altura o jornalista Ciro Pinheiro, do Cerimonial, conseguiu que o chefe da Casa Civil fizesse a passagem, na realidade uma mera formalidade. Pelo que li, Cahulla passou ao seu chefe da Casa Civil que passou a outro assessor e quase que deixam a chave com o vigia. Ou na caixa de correspondência.

 
 

DATAS DE RONDÔNIA

(1 a 5 de janeiro)

1 – 1913 – Circula o primeiro jornal impresso em língua portuguesa, o Extremo Norte, na cidade de Santo Antonio (Estado de Mato Grosso e hoje um bairro de Porto Velho)

Dia 1 – Em 1915 – Tomam posse os primeiros vereadores eleitos no município de Santo Antonio - MT – atual bairro de Porto Velho. (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

Dia 1 – Em 1917 – Tomam posse o primeiro prefeito eleito de Porto Velho, Joaquim Tanajura, e os vereadores Luzitano Barreto, José Camargo, Álvaro Dantas Paraguassu, Antonio Sampaio e Otávio Reis, todos filiados ao Partido Republicano Conservador. (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

1 – 1995 – O empresário Valdir Raupp - PMDB (Rolim de Moura) toma posse como governador do Estado

1 – 1999 – O advogado José Bianco – PFL (Ji-Paraná) toma posse como governador do Estado

1 – 2003 – O empresário Ivo Cassol – PSDB (Rolim de Moura) toma posse como governador do Estado

1 – 2007 - O empresário Ivo Cassol – PPS (Rolim de Moura) toma posse como governador do Estado

1 – 2011 – O médico Confúcio Moura – PMDB (Ariquemes) toma posse como governador do Estado

Dia 3 – Em 1984 – Pondo fim à primeira crise institucional entre o Executivo e o Legislativo em Rondônia, o presidente João Figueiredo, nomeia a economista e professora Janilene Vasconcelos de Melo como governadora substituta. Ela assumiu o governo e se tornou a primeira mulher, no país, a ser chefe de um Poder Executivo estadual. (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História (20 anos da ALE-RO)

Dia 4 – Em 1974 – O decreto-lei 73.413 estabelece o Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis, pelo qual fica autorizada a abertura de uma rodovia (a BR-425) ligando a cidade de Guajará-Mirim à rodovia BR-364, à altura de Abunã, a 190 KM de Porto Velho e 130 Km de Guajará-Mirim. A 425 vai determinar o fim da circulação de trens pela ferrovia Madeira-Mamoré (Francisco Matias – Síntese da Formação Histórica de Rondônia)

Dia 4 – Em 1982 – Na sacada do Palácio “Presidente Vargas” o ministro da Justiça Ibrahim-Abi Ackel declara instalado o Estado de Rondônia ((Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História (20 anos da ALE-RO))

Dia 5 – Em 1981 – Reativados dois trechos da extinta Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, de Porto Velho a Santo Antonio (7 km) e de Guajará-Mirim a Bananeiras (8 km) (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia)

Gente de Opinião

Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com

Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

João Paulo II. O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE SETEMBRO!

João Paulo II. O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE SETEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Surdo. Dia Interamericano de Relações Públicas. Dia dos Primos. Dia Internacional para Eliminação total de Armas Nucleare

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE SETEMBRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE SETEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Trânsito. Dia do Rádio e da Radiodifusão. Dia Internacional do Farmacêutico. Dia da Ataxia Dominante – POA. Católicos lem

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 24 DE SETEMBRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 24 DE SETEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia do Mototaxista. Católicos lembram Dia de Nossa Senhora das Mercês é uma das designações atribuídas à Virgem Maria na Igreja Católica.

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 23 DE SETEMBRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 23 DE SETEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia do Técnico em Edificações, Dia do Sorvete, Dia do Soldador, Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, Dia Internacional das Lí