Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - SALVE DIA 27 DE NOVEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - SALVE DIA 27 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia Nacional da Luta Contra o Câncer de Mama. Dia do Técnico da Segurança no Trabalho. Católicos lembram data consagrada a Nossa Senh9ora das Graças. São Virgílio.

FATOS: 1095 — O Papa Urbano II declara a Primeira Cruzada no Concílio de Clermont.  1701- Nasce o astrônomo sueco Anders Celsius, criador da escala de temperatura Celsius.1868- O imperador do Japão muda sua residência de Kyoto para Yedo, que receberia o nome de Tokio. 1927 – Nasce Carlos José Castilho, goleiro do Fluminense, participou de quatro Copas, em 1950, 54 (foi titular), 58 e 62. Era conhecido como “são” Castilho. 1935- Tropas do governo dominam rapidamente a revolta militar no Rio de Janeiro, que ficou conhecida como intentora comunista. 1970- O Papa Paulo VI é ferido no peito durante uma visita às Filipinas. O agressor, um pintor boliviano vestido de padre, carregava um punhal. 1979 — Extinto o MDB,  Movimento Democrático Brasileiro. Surge o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PM, 5t4 (q1uDB.  1985- O cometa Halley chega ao ponto mais próximo da terra. 2001- O telescópio espacial Hubble detecta hidrogênio na atmosfera do planeta Osíris, primeira atmosfera, planetária fora do sistema solar. 2013 – Morreu Nilton Santos, zagueiro do Botafogo, bicampeão Mundial em 58 e 62. Era chamado “Enciclopédia do futebol”.

FOTO DO DIA: Um poeta que veja um ciclone pode imaginar que ali sejam dois fatores em combate, o “belo” e o “horrível”, este aí em Macapá, fotografado pelo leitor Roberto, avançando sobre as águas do Rio Amazonas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - COPA DO MUNDO 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - COPA DO MUNDO 2026

A partir de hoje, 15, faltam 1487 dias para começar a copa de 2026,  a ser jogada no México, EUA (partidas de abertura e final) e Canadá. A de 2022 fo

NO MUNDO DOS ESPORTES - HAJA FUTEBOL

NO MUNDO DOS ESPORTES - HAJA FUTEBOL

Com 12 vagas, o futebol rondoniense estará bem ativo este ano. Além dos campeonatos estaduais previstos em todas as categorias e naipes, a bola vai ro

Feira do UN exemplo da rodoviária preocupa os feirantes

Feira do UN exemplo da rodoviária preocupa os feirantes

Duas questões preocupam os permissionários da Feira do UM: a indefinição da prefeitura sobre o local onde serão instalados enquanto durar a (se acon

NO MUNDO DOS ESPORTES - A VENDA DA VAGA

NO MUNDO DOS ESPORTES - A VENDA DA VAGA

Em 2013 o então diretor de competições da Federação de Futebol de Rondônia, jornalista João Dalmo impediu que o Vilhena, que como campeão rondoniense

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)