Sábado, 24 de setembro de 2022 - 09h36
HOJE É.
Dia Nacional do Mototaxista,
Católicos lembram de
São Pacífico, São Geraldo Segredo, Beata Columba Gabriel
RONDÔNIA
24 – 1954 – O juiz Teodoro Vaz de Assunção, por edital, comunica os registros para a 3ª eleição de deputado federal no Território do Guaporé. Pelo PSP, Joaquim Vicente Rondon e Renato Medeiros (suplente), e pelo PTB Aluísio Ferreira e Ruy Brasil Cantanhede, suplente. 1983 - 1983 – Os senadores Odacir Soares e Galvão Modesto, e quatro dos cinco deputados federais do PDS, em documento ao ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel responsabilizam o governador Jorge Teixeira por possíveis agressões que o grupo venha a ser alvo em Rondônia.
BRASIL
1834 — Morre em Portugal o primeiro imperador do Brasil: Dom Pedro I (n. 1798). Em 1973 — Morrre Josué de Castro, escritor, geógrafo, autor de “Geografia da Fome” (n. 1908). Em 1979 — Fundada a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desvinculando esse esporte da Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
MUNDO
1572 — Morre Túpac Amaru, líder inca (n. 1545). 1960 — Lança o USS Enterprise, primeiro porta-aviões nuclear do mundo. 1984 —O ex-beatle Paul McCartney lançou o compacto No More Lonely Nights, alcançando enorme sucesso na década de 80.
FOTO DO DIA
Seis meses depois de empossados, os senadores Odacir Soares e Galvão Modesto, além de quatro deputados federais, pediram garantias de vida ao ministro da Justiça Abi-Ackel, responsabilizando o governador Jorge Teixeira por possíveis agressões que o grupo pudesse vir a ser alvo no Estado (jornal Alto Madeira, 24.9.83). Era um capítulo a mais da crise iniciada logo depois da eleição de 1982 quando a chapa indicada por Teixeira (na foto entre os ministros Mário Andreazza e Abi-Ackel (d), para a direção do PDS estadual, foi derrotada. O governador não foi à convenção e daí em diante os ânimos se exaltaram. Só dois da bancada federal não assinaram a denúncia, o senador Claudionor Roriz e o deputado federal Chiquilito Erse. (F.Rosinaldo Machado)
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO
RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO
RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO
RONDÔNIA1920 – “A Bíblia e a Pistola”, um “clássico do faroeste”, um filme “muito recomendado para fãs do cinema”, segundo o cartaz na porta do Cine T
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO
RONDÔNIA1918 – Promovido a capitão da Polícia Militar/DF o médico Joaquim Augusto Tanajura, ex-membro da missão Rondon, ex-prefeito de Sto. Antônio, e