Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE JULHO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE JULHO! - Gente de Opinião

HOJE É

Dia do 1º Ingresso de Mulheres na Marinha Brasileira, Dia Mundial do Chocolate,

Católicos lembram São Vilibado,  

RONDÔNIA

1911 – O presidente Hermes da Fonseca assina o decreto 8.776, concedendo à construtora Madeira-Mamoré a faixa de150m para cada lado dos trilhos da ferrovia.

BRASIL

 1912 – O primeiro Fla x Flu da história, ganho pelo Fluminense, 3x2. 1945 – Nasce Helô Pinheiro, a musa de Vinícius e Tom Jobim no clássico “Garota de Ipoanema”.  1957 – No Maracanã 80 mil pessoas na estreia de Pelé com a camisa da seleção (Argentina 2x1 Brasil, gol dele). 2007 – A estátua do Cristo Redentor (RJ) é eleita uma das 7 maravilhas do mundo moderno. As outras são: Grande Muralha da China, Petra (Jordânia), Machu Picchu (Peru), Pirâmide Chichén Itzá (México), Coliseu (Roma) e Taj Mahal (Índia).

MUNDO

1944 — II Guerra Mundial: na Batalha de Saipan os japoneses perdem de 8 a 10 mil soldados na maior carga banzai da Guerra do Pacífico. 

FOTO DO DIA

Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Arigolândia, em Porto Velho. Como muitos templos católicos na Amazônia, sua frente é voltada para o rio, no caso, o Madeira. O prédio foi construído a partir da vinda de padres redentoristas na década de 1950, e o início da obra foi a 18 de outubro de 1959, com a missa solene de inauguração dia 11 de agosto de 1963, celebrada pelo padre Humberto Filipelli, também responsável pela construção, que optou pelas linhas arquitetônicas da Catedral de São Marcos de Veneza. Segundo a fiel Jovelina Barros a imagem de um anjo à frente da igreja representa a Esperança para os que estão chegando. (*)  https://arquidiocesedeportovelho.org.br/paroquia/paroquia-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro/.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

RONDÔNIA1920 – “A Bíblia e a Pistola”, um “clássico do faroeste”, um filme “muito recomendado para fãs do cinema”, segundo o cartaz na porta do Cine T

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

RONDÔNIA1918 – Promovido a capitão da Polícia Militar/DF o médico Joaquim Augusto Tanajura, ex-membro da missão Rondon, ex-prefeito de Sto. Antônio, e

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)