Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 6ª feira, 16 DE SETEMBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 6ª feira, 16 DE SETEMBRO - Gente de Opinião

HOJE É.

Dia Nacional do Caminhoneiro (Lei n° 11.927/2009); há mais duas datas, 30/6, (só São Paulo) e 25/7, Dia de São Cristóvão padroeiro dos motoristas). Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose.

Católicos lembram São Cipriano, São Cornélio, Santa Eufêmia, São Niniano e Beato Vitor III. 

RONDÔNIA

1944 – No clube Internacional, com a presença do governador Jesus Burlamaqui Hosana, é fundado o Rotary Clube de Porto Velho. 1992 – O presidente da Assembleia Legislativa deputado Silvernani Santos, assume o governo do Estado com o afastamento do governador (por doença) e do vice (em viagem ao exterior).

BRASIL

1817 — Emancipação de Alagoas, antes parte da Capitania de Pernambuco. 1909 - Alberto Santos Dumont bate o recorde de decolagem mais curta com o Demoiselle. 1914 - Nasce Lupicínio Rodrigues, autor de clássicos da música brasileira (m. 1974). Em1947 - Oswaldo Aranha é eleito Presidente da Assembleia Geral da ONU, daí que o Brasil abre o ano de debates na Assembleia Geral da ONU.  

MUNDO

681 -  No Sexto Concílio Ecumênico  o Papa Honório I é postumamente excomungado. 1846 - O dentista William Thomas Morton (EUA) usa pela 1ª vez o éter como anestésico. 1952 - Greve de fome de Mahatma Gandhi em protesto contra separação de castas na Índia. 1978 - O cardeal polonês Karol Woitila torna-se o 1º papa não italiano em 456 anos, com o nome de João Paulo II, permanecendo como papa até 2005.

FOTO DO DIA 

Oficial da engenharia militar, Paulo Nunes Leal governou duas vezes o Território, de 1954 1 1955, quando o nome era “Guaporé” e a segunda (1958/61) quando escreveu seu nome na história, ao desafiar o presidente JK a abrir “O Outro Braço da Cruz” (), a atual BR-364. Em 1959 mandou três funcionários buscar em São Paulo a caçamba batizada “Bandeirante”, viagem iniciada a 10 de outubro de 1959, até uma cidade de Mato Grosso, onde acabou a estrada, dali em balsa até Guajará Mirim, chegando a Porto Velho a 19 de novembro, num trem da Madeira-Mamoré, fato narrado por Manoel Rodrigues Ferreira () em “Nas Selvas Amazônicas”. Paulo Leal foi eleito em 1966 deputado federal pelo Território, mas em 1970 foi traído na convenção da Arena e perdeu a indicação à reeleição. () Título do livro que Paulo Leal narra a construção da rodovia. (**) Autor da principal obra sobre a Madeira-Mamoré, “Ferrovia do diabo”.


*Errei. Ontem: a população de Porto Velho em 1960 era de 50 mil e não 30 mil moradores

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

RONDÔNIA1920 – “A Bíblia e a Pistola”, um “clássico do faroeste”, um filme “muito recomendado para fãs do cinema”, segundo o cartaz na porta do Cine T

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

RONDÔNIA1918 – Promovido a capitão da Polícia Militar/DF o médico Joaquim Augusto Tanajura, ex-membro da missão Rondon, ex-prefeito de Sto. Antônio, e

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)