Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 4ª feira, 28 de DEZEMBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 4ª feira, 28 de DEZEMBRO   - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia do Salva-vidas, Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito, 

Dia do Petroquímico, Dia da Marinha Mercante

Católicos lembram Dia dos Santos Inocentes, 

RONDÔNIA

1960 – Depois de 60 dias de viagem, chega a Porto Velho a Caravana Ford, primeiros veículos que vieram por estrada desde São Paulo, sob comando do mecânico Eduardo Lima e Silva, Seu Dudu.

1985 – Localizada em Porto Velho, a Fazenda Santa Júlia, deverá perder 12 mil hectares de sua área por decisão do presidente José Sarney. 

1987 – O Ferroviário portovelhense vai ficar fora do campeonato de futebol de 1988, anunciou o presidente Albino Nascimento (AM – 28.12.1987)

BRASIL

1557 — O 3º governador-geral do Brasil, Mem de Sá, chega a Salvador. 1882 – Neutel Maia funda o seringal “Empreza”, origem da cidade de Rio Branco (AC). 1918 – Morre o poeta Olavo Bilac (n. 1865), autor do Hino à Bandeira, fundador da Liga de Defesa Nacional e patrono do serviço militar obrigatório. 1992 – A Câmara dos Deputados oficializa o impeachment do presidente Fernando Collor. 


MUNDO

1895 - Wilhelm Röntgen publica um artigo sobre sua descoberta, depois mconhecido como raios-x. 1895 — Os Irmãos Lumière apresentam o cinematógrafo, aparelho deu origem à projeção utilizada nos cinemas. 1993 – O Vaticano reconhece oficialmente a existência do estado de Israel. 


FOTO DO DIA

Criada em 1950, a escola estadual “Simon Bolivar”, em Guajará-Mirim, é uma referência no de formação humana para várias gerações da “Pérola do Mamoré”. A “Simon Bolivar” é lembrada com carinho por, hoje, muitos avós quando falam do colégio, onde deram primeiros passos em busca do conhecimento. Como o aposentado Graciliano Maia que estudou ali na década de 1960, e a ex-deputada estadual Nilce Casara, que proibiam a nós ver o trem da EFMM chegar, “porque moça de família não andava na estação”. Graciliano conta que era comum ele ir à aula montado num cavalo e, ainda, de alguns de seus colegas, como os irmãos Setembrino  e Celso Lobato, Ajuricaba Cavalcanti e  Galdo. Graciliano lembra ainda ter feito no “Simon Bolivar” o temido “exame de admissão”, que permitia o aluno matricular no 1º ano ginasial. Dos professores ele lembra bem da diretora Floriza Bouez, “muito respeitada”, lembrou o ex-aluno. (F. Rondônia minha querida Rondônia)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

O DIA NA HISTÓRIA. BOM DIA 7 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA. BOM DIA 7 de setembro de 2025

RONDÔNIA1922 – O centenário da Independência teve várias cerimônias em Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antônio, .cidades que depois comporiam Rondô

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)