Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4ª feira, 14 DE SETEMBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4ª feira, 14 DE SETEMBRO - Gente de Opinião

HOJE É.

Dia Nacional do Frevo. 

Católicos celebram  Dia da Exaltação da Santa Cruz, onde o símbolo da cruz é lembrado como instrumento de salvação, reforçando o episódio da crucificação de Jesus. Santo Alberto de Jerusalém. 

RONDÔNIA

1944 – Morre o médico norte-americano Carl Loverlace, chamado de “herói” pelo seu trabalho que pela sua atuação na equipe de saúde da construção da Mamoré-Mamoré é chamado de “herói”. 2011 - O Ibama emite a licença de operação da Hidrelétrica de Santo Antônio  e a autorização de resgate de fauna.

BRASIL

2005 — Conselho de Ética da Câmara aprovava pedido de cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que delatou o Mensalão.  1905 — Nasce Ismael Silva, cantor brasileiro (m. 1978). 1906 — Flávio Costa, treinador brasileiro, em 1950 vice-campeão mundial de futebol (m. 1999).

MUNDO

1959 — A sonda soviética Luna 2 se choca com a lua: é o 1º objeto feito pelo homem a alcançá-la. 1960 - Fundada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). 1998 – João Paulo II publica Carta Encíclica Fides et Ratio, sobre o tema da verdade e sobre o seu fundamento em relação com a fé. 


FOTO DO DIA

Porto Velho, 1960, época em que as terras da capital do Território se estendiam até Vilhena, e o comércio era aquecido pela Madeira-Mamoré e pelo que girava do trabalho dos garimpeiros em busca de cassiterita,  nas grotas das selvas do vale do Jamari e do Machadinho. A cidade tinha  população, fixa, estimada em 30 mil moradores, lugar, como era costume na época se dizer, “todos conheciam todos” e “todos sabiam de tudo e de todos”, mas já contava com seu “canto do fuxico”, o perímetro da Avenida Sete de Setembro entre as ruas Presidente Prudente e Presidente Dutra, com o bar do Arara, o  café Central, os clíperes  (foto) e o Café Santos – onde empresários, advogados, jornalistas e bicões se reuniam bem cedo para um café e dar uma lida  nos jornais na banca do Silva ou da Maria.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

RONDÔNIA1920 – “A Bíblia e a Pistola”, um “clássico do faroeste”, um filme “muito recomendado para fãs do cinema”, segundo o cartaz na porta do Cine T

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

RONDÔNIA1918 – Promovido a capitão da Polícia Militar/DF o médico Joaquim Augusto Tanajura, ex-membro da missão Rondon, ex-prefeito de Sto. Antônio, e

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)