Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4 DE NOVEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: Em 1939 falece Belisário Pena, que em 1910 participou, com Osvaldo Cruz, da pesquisa e ação contra a malária na construção da ferrovia Madeira-Mamoré. Em 1968 – O presidente Artur da Costa e Silva promulga a Lei n.º 5.523, criando a Centrais Elétricas de Rondônia, substituta do SAALFT- Serviço de Abastecimento de Água, Luz e Força do Território.

COMEMORA-SE: Dia do Inventor. Dia do Oficial da Reserva do Exército Brasileiro – R2. Católicos lembram Mãe de Deus de Cazã, São Vital, Santa Agrícola e São Carlos Borromeu.

FATOS:  1737 — O Teatro San Carlo, a mais antiga casa de ópera da Europa, é inaugurado em Nápoles, Itália. 1847 — James Young Simpson, médico escocês, descobre as propriedades anestésicas do clorofórmio. 1869 — É publicado o primeiro número da revista científica Nature. 1911 — A Chevrolet entra oficialmente no mercado automobilístico em concorrência com o Ford Model T. 1946  1924 — Fundação da União dos Escoteiros do Brasil (UEB). 1939 — O primeiro carro com ar condicionado é apresentado em Chicago. 1946 – Criada a Unesco -  Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. 2003 – Morre a jornalista, escritora e primeira mulher a fazer parte da Academia Brasileira de Letras Rachel de Queiroz.

FOTO DO DIA: O dia começa em Macapá, AP, com o Sol abrindo espaço aos poucos para um novo dia de trabalho, de lazer e de tantas outras atividades e expectativas. Macapá tem parte de sua cidade no hemisfério norte, mas a capital que tem toda sua área naquele hemisfério é Boa Vista, capital de Roraima.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

O DIA NA HISTÓRIA. BOM DIA 7 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA. BOM DIA 7 de setembro de 2025

RONDÔNIA1922 – O centenário da Independência teve várias cerimônias em Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antônio, .cidades que depois comporiam Rondô

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)