Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 31 DE MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 31 DE MAIO! - Gente de Opinião

HOJE É

Dia Mundial sem Tabaco, Dia do Comissário de Bordo e da Aeromoça, Dia do Aeroporto. 

Católicos celebram Dia do Espírito Santo. E lembram Nossa Senhora da Visitação, São Félix de Nicósia

RONDÔNIA

1944 – Pelo decreto-lei federal 6550 o município de Lábrea retorna à posse do Amazonas, deixando de fazer parte do Território Federal do Guaporé que agora fica com três municípios (Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antônio do Rio Madeira).

BRASIL

1973 – Fundação da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). 1997 — Morre, aos 98 anos, Frei Damião, religioso italiano que dedicou mais de 60 ao nordeste brasileiro. 

MUNDO

2005 — O agente W. Mark Felt assume que era o “Garganta Profunda” no caso Watergate, que derrubou o presidente Nixon (EUA).

FOTO DO DIA 

Uma viagem de trem de Porto Velho a Guajará-Mirim, pela ferrovia Madeira-Mamoré, parando em mais de 20 localidades, levava cerca de 30 horas porque pernoitava em Abunã, a mais de 200 KM. Mas havia uma viagem bem mais rápida, lógico que com o preço maior do que o cobrado nas velhas composições do trem normal. Era só alugar uma das “rápidas litorinas que fazem em 20 horas esse percurso”, como dizia o cartaz da década de 1940 elogiando a ferrovia. A litorina, contava o jornalista Rochilmer Rocha, era muito usada pelos jovens quando havia um baile em locais como Jaci-Paraná, a 85 KM de Porto Velho. Conforme o aposentado Graciliano Maia, foi numa litorina que o coronel Oliveira, responsável pelo espólio da EFMM, na véspera da cerimônia de extinção do trem veio de Guajará. Graciliano veio de carona, cortesia do coronel Oliveira.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

RONDÔNIA1919 – Com apoio do governador Alcantara Bacellar (AM), o padre Raimundo Oliveira, vence a eleição a prefeito de Porto Velho – tornando-se o ú

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)