Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3 DE ABRIL!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3 DE ABRIL! - Gente de Opinião

RELIGIÃO – Cristãos lembram o sábado de aleluia, cujo significado é celebrar a alegria da ressurreição de Jesus.

RONDÔNIA

Em 1964 – Por ordem do capitão Anachreonte o delegado Orlando Freire forma prende, ao descer do avião no aeroporto do Caiari, seu amigo pessoal, o prefeito de Porto Velho Rafael Castiel.  Em 1967 – A Sociedade dos Amigos de Vila Rondônia, SAVIR, encaminha ao deputado federal Paulo Nunes Leal, ex-governador do Território de Rondônia, solicitação de que seja apresentado projeto de lei criando o município de Vila Rondônia.

COMEMORA-SE

Católicos lembram São Isidoro; São Bento Massarári,  Santas Ágape, Quiônia e Irena; São Ricardo; São Luis Scrosoppi e São Sisto I.

FATOS

1493 — Cristóvão Colombo é recebido em Barcelona pelos Reis Católicos após descobrir a América. 1862 — Publicado o livro Os Miseráveis, de Victor Hugo. 1955 - JK propõe a mudança da Capital para o interior durante discurso em Jataí.   1968 — Martin Luther King Jr. profere seu discurso I’ve Been to the Mountaintop (Eu Estive no Topo da Montanha). 1971 — Nasce Fábio de Melo, padre, cantor e apresentador brasileiro. 1973 — Martin Cooper, da Motorola, faz a primeira chamada de celular. Só 10 anos depois o Motorola DynaTAC fosse lançado comercialmente. 2009 — Falece Márcio Moreira Alves, o deputado federal cujo discurso gerou o fechamento do Congresso Nacional em 1968. 2014 — Papa Francisco assina o decreto que proclama a santidade do Padre Anchieta.

FOTO DO DIA

Três tradições que o modernismo fez sumir, todas no sábado de aleluia, uma delas realizada ainda na madrugada, quando poleiros de galinhas e pocilgas eram visitados por amigos dos donos que, às vezes, eram convidados  a almoçar asem saber que  comiam partes de seus animais. Outra, na noite de sábado, era “serrar o velho”. Quando descobriam que uma pessoa estava doente juntavam um grupo e iam “serrar” um pedaço de pau em sua porta, como estivessem preparando um caixão. O último era “malhar o judas”, claro, se não desse parra roubar o boneco. O “judas” nem era mais relativo ao ato do Iscariotes. Valia criticar o adversário ou inimigo. Uma tradição que não existe mais. (Volto ao assunto neste sábado com um artigo de personagens e “judas”  locais).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 20 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 20 DE JUNHO

RONDÔNIA1928 – O Banco Nacional Ultramarino (PORT) inaugura agência em Porto Velho, apta a enviar documentos e valores “para cidades, villas e aldeias

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

RONDÔNIA1920 – “A Bíblia e a Pistola”, um “clássico do faroeste”, um filme “muito recomendado para fãs do cinema”, segundo o cartaz na porta do Cine T

Gente de Opinião Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)