Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE OUTUBRO! RONDÔNIA


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE OUTUBRO! RONDÔNIA  - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Livro, Dia do Cerimonialista. Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral. Dia Nacional da Prevenção da Lavagem de DinheiroDia Mundial da Psoríase. 

Católicos lembram São Narciso e São Feliciano.

1944 – Fundada a Federação de Desportos do Guaporé, presidida pelo médico Renato Medeiros. “Guaporé” foi o primeiro nome do Território Federal que depois se tornou Rondônia. 

BRASIL

1807 – Embarque da família real portuguesa para o Brasil.  1810 – Dom João VI funda a Real Biblioteca (Biblioteca Nacional). 1842 – Decreto autoriza a emissão de selos postais no Brasil. 1877 – Inauguração da primeira telefônica do Brasil (RJ). 1945 - Getúlio Vargas é deposto por militares: é o fim do Estado Novo. 1961 – Criação do Parque Nacional de Brasília. 1988 – Brasil e Argentina assinam Tratado criando uma área de livre comércio entre os dois países.  

MUNDO

539 a.C. — Ciro (imperador da Pérsia) toma a Babilônia e permite aos judeus o retorno à sua terra. 1633 – Vicente de Paulo funda a congregação das Filhas da Caridade. 1675 -  Gottfried Wilhelm Leibniz emprega o  cálculo integral pela 1 vez ao calcular a função de y = f ( x ). 1888 – Heinrich Hertz prova a existência das ondas eletromagnéticas. 1945 – Começa a venda de canetas esferográficas, invenção dos irmãos húngaros Laszlo e George Biro. 1947 – A ONU aprova a divisão da Palestina entre Árabes e Judeus. 2015 — A China anuncia o fim da política do filho único após 35 anos. 

FOTO DO DIA

O engenheiro Paulo Leal tornou-se um dos quatro governadores rondonienses a ganharem mais espaço na historiografia do ex-Território Federal, cuja obra maior foi conseguir que o presidente JK aceitasse o desafio de construir uma estrada ligando Porto Velho a Brasília, via Cuiabá. E quando sentiu que a obra esmorecia, decidiu comprar vários caminhões da fábrica Ford e que os veículos viessem rodando pela rodovia de São Paulo a Porto Velho. Para se entender as dificuldades basta lembrar que, saindo da capital paulista dia 28 de outubro, quatro dias depois os caravaneiros já estavam em Cuiabá, distância de 2 mil quilômetros, e só 56 dias depois, a 28 de dezembro, o grupo chamado historicamente “Caravana Ford” chegaria  a Porto Velho, cuja distância de Cuiabá é de 1 mil KM. Apesar dos desafios impostos aos membros da Caravana Ford veículos, cargas e caravaneiros chegaram bem. A foto registra um acampamento na selva. O segundo da esquerda para a direita é o jornalista Wladimir Herzog,  que 15 anos depois aparecia morto num quartel do I Exército.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

RONDÔNIA1919 – Com apoio do governador Alcantara Bacellar (AM), o padre Raimundo Oliveira, vence a eleição a prefeito de Porto Velho – tornando-se o ú

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)